O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul preocupado com a preservação de seu acervo documental, com o conjunto arquitetônico e com a segurança das pessoas possui o núcleo PreservAPERS: políticas de preservação, o qual trabalha com projetos voltados a preservação e conservação.

     Com suas ações, o núcleo visa sensibilizar os colaboradores e pesquisadores sobre a necessidade de adoção de práticas que colaborem para a preservação do patrimônio arquivístico e de seus prédios históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Estado do Rio Grande do Sul – IPHAE em 1991. O conjunto arquitetônico que abriga os acervos foi construído no inicio do século XX obedecendo às especificações exigidas para guarda de documentos, o que facilita na preservação dos acervos custodiados.

     O projeto abrange ainda a conservação dos documentos, contando com profissionais especializados na área de restauração e encadernação que realizam atividades diárias de reparos em documentos fragilizados pela ação do tempo, visando a sua recuperação e a disponibilização para a pesquisa.

     Sugestões de leitura sobre Preservação: 

Conservação Preventiva em Arquivos e Bibliotecas – CPBA

Livro Como Fazer Conservação Preventiva (ARQSP)

Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR)