Conforme já vínhamos noticiando no blog, o Arquivo Público participou ativamente da organização da I Conferência Nacional de Arquivos – Etapa Regional Sul, que aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro em Porto Alegre/RS. Apesar do pouco tempo para organizar e fazer a divulgação, e mesmo com as dificuldades para locomoção dos participantes de Santa Catarina e Paraná, a I CNARQ-Sul foi vitoriosa: tivemos cerca de 120 inscritos com representantes de todos os Estados, e compareceram nas reuniões dos Grupos de Trabalho e na Plenária Final 67 participantes e 24 observadores.

     A Mesa de Abertura, realizada na noite de 21 de outubro, contou com a presença de representantes dos três Estados da Região: a Secretária de Administração e Recursos Humanos do Estado do RS, Sra. Stela Farias; a Coordenadora da Divisão de Preservação do Arquivo Público do Paraná, Sra. Márcia Doré; e a Coordenadora do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Sra. Eliana Bahia.

     O Painel “Por uma política nacional de Arquivos: a importância e o papel da I Conferência Nacional de Arquivos” foi realizado pelas componentes da Comissão Organizadora Nacional Karine Georg Dressler e Débora Pariz. Após o Painel, a Presidente das plenárias, Sra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (coordenadora do Curso de Arquivologia da UFRGS) efetuou a leitura do Regimento da Conferência e abriu espaço definições e esclarecimentos.

     No sábado, 22 de outubro, após intensos debates, foram escolhidas as 18 propostas da I CNARQ-Sul que, juntamente aos delegados eleitos, farão parte da I Conferência Nacional de Arquivos – Etapa Nacional, que ocorrerá em Brasília entre os dias 15 e 17 de dezembro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Saiba mais.