No último dia 23 o Arquivo Público do RS, como espaço de preservação e divulgação da memória, promoveu o evento AfricanoArquivo – História, memória e Consciência Negra no Arquivo Público. Mais uma vez as dependências do APERS serviram de espaço para reflexões sobre o legado deixado por africanos e afro-descendentes. Uma série de atividades foram pensadas afim de ressaltar o valor da herança cultural transmitida por nossos antepassados.

      Num primeiro momento foi apresentada uma roda de contação de histórias no pátio do APERS, utilizando os documentos que compõe a Oficina de Educação Patrimonial, Os Tesouros da Família Arquivo, que aborda a temática da escravidão. A equipe se apropriou da história dos escravos mencionados nestes documentos, lançou uma série de questionamentos sobre o futuro dos cativos em questão e o público contribuiu com depoimentos que enfatizaram a importância de difundir os costumes e tradições africanas. Logo após, também no pátio, contamos com a presença dos atores Charles Brito e Deyse Menghel em uma emocionante intervenção teatral.

      Durante o evento foi entregue o prêmio à vencedora do Concurso Cultural Dia Nacional da Consciência Negra promovido pelo APERS, a historiadora Adriana Costa. A etapa seguinte foi a exibição do filme Besouro (2009) que, dentre outros temas, ressalta a resistência escrava através da capoeira e revela de forma singela toda a magia dos orixás africanos. Após uma breve análise do filme feita pelo Professor e Mestre de Capoeira Paulo Grande, assistimos a uma vigorosa apresentação do Grupo de Capoeira Nação que empolgou todos os participantes.

      Por fim, o Professor Paulo lembrou que o Dia da Consciência Negra deve ser comemorado e que não podemos nos esquecer da preciosa contribuição dos africanos e afro-descendentes para a construção da nossa identidade. A luta pela liberdade dos negros no período da escravidão não deve ser esquecida. A busca pela cidadania, igualdade social e de oportunidades não deve cessar e todos temos um papel importante a cumprir nesta longa caminhada.

Veja abaixo as fotos do evento!

Este slideshow necessita de JavaScript.