Em 2011 as Oficinas de Educação Patrimonial desenvolvidas no APERS em parceria com a UFRGS completaram três anos de funcionamento. E ao longo deste período já circularam pela instituição mais de 4.000 estudantes do ensino fundamental. Além de ter participado da formação profissional de cerca de 70 graduandos do curso de História, que atuaram como oficineiros nas mais de 200 oficinas realizadas.

            As Oficinas “Os Tesouros da Família Arquivo” e “Desvendando o Arquivo Público: Historiador por um Dia” são direcionadas a faixa etária de 11 a 14 anos. No entanto o projeto tem um grande potencial multiplicador da metodologia da Educação Patrimonial e já realizou vivências das oficinas com graduandos dos Cursos de História, Arquivologia e Museologia, Arquivistas e Educadores. As vivências já compuseram o Curso Leituras da Cidade e a Semana do Servidor Público.

            Neste último ano o Arquivo consolida-se como espaço de educação não-formal, e as ações de Educação Patrimonial passam a ser percebidas como um programa institucional já reconhecido pelos educadores. Isso se mostra pela grande procura que tivemos em 2011 que nos possibilitou realizar 101 oficinas. Realizamos também neste ano a primeira edição do curso de formação continuada Educação Patrimonial e Cidadania para professores da rede pública de ensino, oportunidade de estreitar os laços entre o APERS e os professores da escola pública e de contribuir para a sua qualificação. Desejamos a continuidade deste projeto para os próximos anos.

            O APERS agradece o carinho recebido dos estudantes, a atenção prestada pelos professores e o envolvimento de todos os oficineiros. Durante as férias escolares continuaremos nos debruçando sobre as atividades de retorno realizadas pelos estudantes em sala de aula após vivenciar as oficinas. Esta tarefa nos ajuda a analisar o aproveitamento dos educandos para posteriormente continuar o diálogo com seus educadores. Também estamos empenhados em preparar uma atividade a partir da oficina “Os Tesouros da Família Arquivo” a ser desenvolvida entre os dias 24 e 27 de janeiro no Forinho, o Fórum Social Infantil que faz parte do Fórum Social Mundial. Além disso, trabalharemos para a qualificação das oficinas e seus materiais pedagógicos, criação de novas ações, planejamento e divulgação do programa.

            Com o empenho e a participação de todos construiremos um 2012 ainda mais cheio de descobertas e aprendizados!

Este slideshow necessita de JavaScript.