O ano de 2011 foi de mudanças no APERS com o início de uma nova gestão e o retorno de Isabel Oliveira Perna Almeida como diretora. Além disso, os servidores nomeados no final de 2010 se inseriram nos projetos e atividades do APERS, aumentando a qualificação da equipe técnica. O conjunto destas mudanças trouxe novos desafios para a instituição.

    Entre as atividades que demandaram atenção da equipe do APERS tivemos:

– O acompanhamento do processo referente à recuperação física dos prédios, visando à preservação do conjunto arquitetônico, tombado desde 1991, e do nosso acervo documental.

– A participação nos trabalhos da Comissão Permanente de estudos de racionalização dos espaços físicos nos prédios públicos estaduais. A atuação do APERS como assessor técnico da referida comissão resultou em um relatório sobre a “Análise da situação dos arquivos dos órgãos da administração direta estabelecidos em Porto Alegre”, disponível para pesquisa no Portal de nossa instituição. A partir desta análise serão realizados estudos para a viabilização de Cursos de Capacitação aos servidores do Estado quanto à gestão documental, reafirmando as diretrizes do SIARQ/RS, com previsão em 2012.

– Continuidade as atividades de atendimento ao público com a disponibilização do acervo documental custodiado, sendo que em 2011 foram realizados mais de 18 mil atendimentos aos usuários; a realização de 39visitas guiadas para 418 pessoas, e de 101 oficinas de educação patrimonial com estudantes do ensino fundamental, além de diversas vivências destas oficinas com estudantes de graduação e servidores públicos. Destacamos que para 2012 o APERS ainda busca a viabilização de recursos para o transporte dos estudantes das escolas ao APERS, que até 2011 foi possível por meio de convênio.

– As atividades educativas e culturais, que abrangem a realização de eventos e exposições, foram de grande sucesso, como acompanhamos pelas notícias de nosso Blog. O Divulga APERS, através do Blog e Twitter, também é um dos projetos implementados em 2011, que se consolida e se estabelece como um veículo de comunicação entre o APERS e a sociedade.

    Para melhor servir ao público uma das grandes metas do próximo ano será a atualização dos equipamentos de tecnologia da informação de nossa instituição. Isto é fundamental para que os servidores tenham mais agilidade para desenvolver suas atividades, qualificando ainda mais nosso atendimento e o acesso às informações aqui custodiadas.

   2012 será mais um ano de desafios para a equipe do APERS. Daremos continuidade e desdobramentos às atividades deste ano, buscando sempre a viabilização do acesso às informações produzidas no âmbito do poder público Estadual, bem como a transparência de nossas atividades.