Hoje encerramos nossas dicas do “Mundo dos Arquivos” dessas férias, esperamos que vocês tenham aproveitado e conferido algum livro, filme ou série. Na semana passada postamos a primeira parte de séries que incluem em seu contexto a informação, arquivos, bibliotecas e museus, e agora destacamos alguns episódios específicos de séries que envolvam esses temas. Para finalizar, não podemos deixar o Brasil de fora de nossa lista, representado por uma minissérie de muito humor que deu o que falar. Confira e comente se gostou!

     GOSSIP GIRL – 2ª Temporada Episódio 11: Os magníficos Archibalds. Gossip Girl é baseada na bem sucedida série de livros escritos por Cecily von Ziegesar. A série se passa no Upper East Side, em Manhattan, onde a fofoca impera e os influentes estudantes de uma escola secundária se vêem com dinheiro, acesso e apetite para explorar todas as tentações que a cidade de Nova York tem a oferecer. Este episódio mostra uma cena sobre dossiês pessoais. Eric Van Der Woodsen (Connor Paolo), através de Chuck Bass (Ed Westwick), tem acesso ao cofre de Bart Bass (Robert John Burke) e as pastas com o dossiê de sua vida, mas ao ver as de Serena Van Der Woodsen (Blake Lively) e Lily Van Der Woodsen (Kelly Rutherford) se preocupa. Os três acabam ficando sem saber o que fazer, mas Lily resolve enfrentar Bart e deixar claro que não quer seus filhos sendo tratados e investigados como criminosos.

      HEROES – 4ª Temporada Episódio 03: Tinta. A série conta a história de pessoas comuns que descobrem ter habilidades especiais, tais como telepatia, capacidade para voar, regeneração, super força, etc. Esses indivíduos percebem que estão conectados e de que tem por missão evitar a realização de desastres normalmente previstos nas imagens feitas por pintores com o dom de precognição. Neste episódio o paramédico Peter (Milo Ventimiglia) vai ao guichê do arquivo para solicitar uma ficha de um paciente para Emma (Deanne Bray), uma médica surda que prefere trabalhar no arquivo do hospital. Ele percebe que Emma tem algo especial, pois ela usa fones de ouvidos sem estarem conectados a lugar algum, seu dom é “ver” o som (sinestesia), assim ela consegue tocar um violoncelo sem nunca ter colocado as mãos em um.

     HOUSE M.D. – 6ª Temporada Episódio 17: Bloqueado. A série se passa no Hospital Princeton-Plainsboro, o qual Dr. House (Hugh Laurie), um infectologista se destaca não só pela capacidade de elaborar excelentes diagnósticos, como também pelo seu mau humor e pelo seu distanciamento dos pacientes. Ele e sua equipe atuam como “Sherlock Holmes” da medicina, resolvendo os mais difíceis casos. No episódio o hospital fica bloqueado por causa do sumiço de um bebê recém-nascido. Esse bloqueio serve para dividir todo o elenco e mostrar o que cada um faz enquanto estão trancados em departamentos distintos do hospital. Os médicos Taub (Peter Jacobson) e Foreman (Omar Epps) ficam presos no Arquivo do hospital e decidem entrar na vida do Dr. House, mas descobrem que até seu dossiê funcional é uma piada. Ao usarem o analgésico hidrocodona para sentir House na pele, ambos se abrem, contando seus defeitos e como se sentem trabalhando para ele. Ao final Taub destrói a única evidência que mancha a ficha de Foreman.

      THE GOOD WIFE – 3ª Temporada Episódio 12: Alienação de afeto. O seriado foca na vida de Alicia Florrick (Julianna Margulies), que retorna às atividades de advogada para reconstruir sua reputação e sustentar seus dois filhos, depois que seu marido, o promotor Peter Florrick (Chris Noth), foi envolvido em um escândalo sexual e acusado de corrupção. Neste episódio o escritório de advocacia Lockhart & Gardner precisa localizar um documento. Quando tinha apenas seis meses de firma, Alicia havia trabalhado numa ação de divórcio, e agora busca um documento com a assinatura final da cliente e dela própria que não é encontrado e a culpa pode recair sobre ela. Sem tal documento, a firma perde o caso, resultando num prejuízo de 44 milhões de dólares.

       OS ASPONES: esta minissérie de humor foi exibida em 7 episódios no ano de 2004. Fizeram parte do elenco: Selton Mello (Tales – diretor), Andréa Beltrão (Leda Maria – estagiária), Pedro Paulo Rangel, Marisa Orth e Drica Moraes (respectivamente Caio, Anete e Moira – funcionários públicos). Este grupo de funcionários públicos, conhecidos como Aspones (Assessores de Porcaria Nenhuma) trabalham no FMDO (Fichário Ministerial de Documentos Obrigatórios), onde são arquivados todos os documentos que os cidadãos são obrigados a apresentar ao Governo. Considerando que não há nada para fazer, eles dão um novo significado para sua sigla FMDO (Falar Mal dos Outros), fazendo com que se ridicularizem entre si e aos que ali se dirigem. Veja a abertura da minissérie.

Referências:

Arquivo PermanenteEpisódios ComentadosGlobo Marcas Digital

Nova TemporadaOrango TagPortal de SériesSéries OnlineWikipedia