Os serviços de atendimento aos usuários do APERS são prestados por duas equipes: uma de atendimento presencial e uma de atendimento por telefone. As equipes trabalham em contato direto com os usuários, desenvolvendo as seguintes atividades:

  • Auxílio aos usuários na sala de pesquisa;
  • Verificação da existência do documento em nosso acervo, tanto o solicitado presencialmente, pelo balcão virtual, por telefone ou email;
  • Comunicação ao usuário da existência do documento solicitado para que este venha retirá-lo ou realizar sua pesquisa;
  • Entrega dos documentos solicitados aos usuários, cópia autenticada ou para uso na sala de pesquisa; e
  • Realização de visitas guiadas pelo conjunto arquitetônico do APERS, mediante agendamento.

    Destacamos que todos os serviços prestados são gratuitos e para melhor atender aos usuários, a sala de pesquisa abre dois sábados por mês, das 9h às 14h. Os assuntos mais pesquisados são Genealogia, Dupla Cidadania e Escravidão no Rio Grande do Sul, e quanto às solicitações de cópias autenticadas para fins comprobatórios, estão às certidões de nascimento e casamento, além das habilitações para casamento.

       Conheça a equipe!

Saiba mais sobre os serviços prestados pelo APERS.