O Arquivo Público do RS, representando o segmento de arquivos e centros de documentação, faz parte do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio, um dos tantos colegiados que está trabalhando para construir o Plano Estadual de Cultura e suas metas para os próximos anos.

     Após uma série de reuniões no ano de 2011, em que foram debatidos temas relativos à preservação, valorização e difusão dos patrimônios e memórias que fazem parte da cultura sul-riograndense, no dia de hoje, 11 de julho, os membros de todos os colegiados reúnem-se novamente para apresentar propostas e conhecer o texto-base do Plano Estadual de Cultura, que será apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

    A participação do APERS neste processo foi garantida com a reivindicação de assento no referido Colegiado, feita por várias instituições do segmento. Esta atuação parte da compreensão de que é fundamental a consideração dos arquivos como espaços de memória e cultura, e tem como objetivo central a busca por reconhecimento e inclusão dos mesmos entre as instituições que devem fazer parte das políticas públicas nesta área, com destinação de recursos, incentivo a implementação de ações, projetos e programas de documentação, salvaguarda, conservação e difusão de acervos documentais. Outras notícias.