Recentemente em nosso blog lançamos luz sobre o “Mundo dos arquivos”, fazendo referência a filmes, séries e livros que tratam desta temática ou ambientam-se neste universo. Mas as iniciativas levadas a cabo no intuito de ampliar a visibilidade e o alcance “deste mundo” não são uma novidade no APERS: a compreensão da importância de difundir a instituição e seus acervos, suas possibilidades de pesquisa e reflexão tem sido uma preocupação constante há alguns anos. Exemplo disto é a Mostra de Pesquisa do APERS, ação que em 2012 completa 10 anos de existência com a realização de sua 10ª edição.

     A partir da constatação da necessidade de aproximação entre o Arquivo e a academia, surge em 2003 a Mostra de Pesquisa do APERS, com o objetivo de dar visibilidade à instituição, incentivar a pesquisa em acervos documentais e criar um espaço para a troca de conhecimento entre seus pesquisadores. A historiadora Márcia Rocha, funcionária da instituição à época, registra que “os acervos custodiados são minuciosamente investigados por incansáveis universitários. Boa parte destes documentos integra teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, bem como artigos e projetos de pesquisa em disciplinas específicas. Para o Arquivo Público tornou-se imprescindível conhecer como este serviço vital de tratamento, manutenção e disponibilização de seus documentos repercute na sociedade. Com este objetivo realizou-se a I Mostra de pesquisa, a fim de apresentar os estudos de acadêmicos que frequentam a sala de pesquisa da instituição”.

     As três primeiras edições do evento centraram-se na apresentação de trabalhos desenvolvidos com documentação do APERS. Porém, como os pesquisadores de arquivo raramente produzem suas investigações a partir de acervos de um único local, em sua 4ª edição, realizada em 2006, ano do centenário da instituição, a Mostra ampliou-se abrangendo estudos cujas fontes não são exclusivas do APERS, como forma de conhecer, difundir e integrar outros centros de pesquisa. Para a IV Mostra de Pesquisa foi elaborado o regulamento que definiu os procedimentos necessários para a inscrição de trabalhos, que a partir daquele ano passaram a ser também publicados, além de apresentados. Desde então, a cada ano após o término do evento são lançados seus anais, mais uma importante iniciativa que dá visibilidade ao trabalho dos pesquisadores.

     Além da já consagrada apresentação de artigos, em 2010 criou-se a categoria de apresentação de pôsteres, modalidade voltada especialmente para pesquisas em etapas iniciais. Os pôsteres ficam expostos ao longo do mês de evento na Sala Joél Abílio Pinto dos Santos, andar térreo do Arquivo. Agora em 2012, quando se celebra uma década de Mostra, decidiu-se ampliá-la ainda mais, acolhendo no processo de seleção também estudos a respeito de instituições arquivísticas, suas funções e ações, além daqueles produzidos a partir da análise de fontes primárias de arquivo.

   Com esta trajetória de valorização de nosso patrimônio e nossa história, desejamos vida longa à Mostra de Pesquisa! Participe você também!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios