No último sábado, dia 22, o Arquivo Público do RS abriu espaço à musicalidade de matriz africana ao se tornar palco para a gravação do programa Nação, da emissora pública TVE, que contou com a participação do Coral do CECUNE.

   O CECUNE, Centro Ecumênico de Cultura Negra, é uma organização não governamental isenta de vínculos de caráter político-partidário e religiosos, criada em março de 1987 que visa à inserção social e à reconstrução da cidadania da população negra. Dentre as diversas ações sócio-culturais da ONG, o Coral do CECUNE, o qual estreou publicamente em 24 de novembro de 1996, destaca-se por promover a pesquisa e o estudo dos cantares do povo negro.

   A gravação contou com a presença de 15 componentes do coral, incluindo o regente, Laércio Guedes de Faria, e a equipe de produção da emissora.

   O programa Nação vai ao ar todas as segundas, às 20:30, quartas, às 7:30 e aos sábados, às 20:00. A previsão de exibição do programa gravado no Arquivo Público do RS será entre os dias 21 e 28 de janeiro de 2013.