Para tornar suas férias ainda mais divertidas indicamos quatro filmes que têm em seu enredo a temática dos arquivos. Bom filme!

A prova, de John Madden, com Gwyneth Paltrow, Anthony Hopkins, Hope Davis,1.1 A prova - John Madden Jake Gyllenhaal

Catherine (Gwyneth Paltrow) é uma jovem que, depois da morte do pai (Anthony Hopkins) – um matemático brilhante, porém com problemas mentais, tem que enfrentar seus próprios temores: ter herdado não só a genialidade, mas também a loucura dele. Para complicar sua vida, ela tem que lidar com a inesperada visita da irmã (Hope Davis) e a presença constante de Hal (Jake Gyllenhaal), um ex-aluno interessado em pesquisar os arquivos do mestre.

Links: trailer, fonte de pesquisa.

Anti-herói americano, de Shari Springer Berman e Robert Pulcini, com Paul Giamatti, Hope Davis, James Urbaniak.

1.1 Anti-heroi AmericanoO balconista de hospital Harvey Pekar (Paul Giamatti) deixa cair no chão alguns arquivos de óbito e encontra a ficha de um homem que trabalhou a vida inteira como balconista em Cleveland ­ um emprego burocrático, exatamente como o dele. Esse episódio, combinado com o fato de ter visto o seu amigo Robert Crumb (James Urbaniak) se tornar uma pequena celebridade em São Francisco como cartunista, o inspira a criar a sua própria revista em quadrinhos, chamada American Splendor. A revista, publicada em 1976 com grande sucesso, retratava com realismo o cotidiano do próprio Harvey, um amante compulsivo de jazz e livros. Foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Links: trailer, fonte de pesquisa.

Areias do Tempo, de Alberto Negrin, com Ben Cross, Peter Weller e Marco Bonini

Diane, uma jovem e atraente arqueóloga, conhece o Dr. Neal Hogan nos arquivos secretos no 1.1 Areias do Tempo - Alberto NegrinVaticano. Ambos estão interessados no grande mistério que pai de Diane, o famoso cientista Dr. Shannon, deve ter descoberto na África – porque desde então ele nunca mais foi visto por ninguém. Mas Diane está totalmente convencida de que seu pai ainda está vivo. Ele procurava uma torre que, de acordo com registros antigos, pode conduzir as pessoas à extrema sabedoria. Ignorando os avisos de seus amigos, Diane decide viajar em busca de seu pai e encontrar a lendária torre. Também na busca do monumento, que contém as respostas sobre o tempo e o espaço, está uma tropa de cavaleiros selvagens do deserto, sob o comando do bravo oficial Léon. Ajudada por Rashid, um misterioso príncipe do deserto e velho amigo de seu pai, Diane passará por grandes perigos.

Link: fonte de pesquisa.

A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, com Asa Butterfield, Chloe Moretz, Jude Law, Sacha Baron Cohen.

É a adaptação cinematográfica do livro infanto-juvenil assinado por Brian Selznick. A narrativa ambientada na Paris dos anos 30 acompanha as aventuras de Hugo Cabret (Asa Butterfield), um garoto órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Seu bem mais precioso é um robô que não funciona, deixado por seu pai (Jude Law) antes de morrer. Um dia, enquanto foge do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma garota excêntrica e apaixonada por livros com quem inicia uma forte amizade. Eles logo descobrem que Isabelle possui uma chave em formato de coração que se encaixa perfeitamente na fechadura existente no robô. Assim, o boneco volta a funcionar e os três se juntam para resolver um incrível mistério. O filme foi eleito o melhor de 2011 pela National Board of Review, a associação de críticos americanos, e líder em indicações ao Oscar 2012, presente em 11 categorias, recebendo os troféus técnicos de Melhor Fotografia, Direção de Arte, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais.

Links: trailer, fonte de pesquisa.

Confira, também, nossas dicas de filmes de 2012 nos seguintes links: Parte I e Parte II.

Assista e nos conte qual foi sua percepção sobre as cenas nos ambientes que nos remetem ao “Mundo dos Arquivos”!