Os documentos são imprescindíveis em nossas vidas, tanto para fins de identificação quanto para prova. Desta forma, na última parte das dicas de filmes de 2013 sugerimos mais quatro obras. Algumas se referem a filmes mais introspectivos e densos, onde os documentos são utilizados para fins probatórios e outras a filmes mais leves e descontraídos, nos fazendo perceber o “Mundo dos Arquivos” com mais sutileza, confira!

O Mercador de Veneza, de Michael Radford, com Al Pacino, Jeremy Irons, Joseph Fiennes, Lynn Collins

1.1 O Mercador de VenezaNa cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio dará um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada.

Links: trailer, fonte de pesquisa.

Sex and the city – o filme, de Michael Patrick King, com Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis, Cynthia Nixon

1.1 Sex and the city – o filmeQuatro melhores amigas: Carrie (Sarah Jessica Parker), Samantha (Kim Cattrall), Charlotte (Kristin Davis) e Miranda (Cynthia Nixon) sempre estão envolvidas em um turbilhão de sentimentos e nunca deixam de trocar as mais loucas experiências. Carrie é uma escritora famosa e apaixonada por Mr. Big; Charlotte e Harry adotaram uma linda menina; Miranda e Steve lutam para criar seu filho e Samantha mudou-se para Los Angeles, onde agencia a carreira de sucesso do seu namorado Smith.

Links: trailer, fonte de pesquisa.

Vida útil, de Federico Veiroj, com Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril, Paola Venditto

1.1 Vida útil - Federico VeirojJorge (Jorge Jellinek) tem 45 anos de idade e ainda vive com seus pais. Nos últimos 25 anos de sua vida ele trabalha no departamento de arquivos da Cinemateca de Montevideo, monta a programação de filmes, dá suporte técnico e ainda comanda um programa de cinema em uma estação de rádio. Jorge não tem nenhuma experiência em outro trabalho que não seja com filmes. E um dia Jorge perde o emprego. A partir de então ele busca uma forma de alterar seu modo de vida a fim de se adaptar a um novo mundo que surge à sua frente. Mas, seja como for, Jorge percebe que são justamente os filmes que irão ajudá-lo a sobreviver.

Links: trailer, fonte de pesquisa.

Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de David Fincher, com Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer, Moa Garpendal, Rooney Mara.

É a adaptação hollywoodiana de David Fincher para o best-seller homônimo do sueco Stieg Larsson. Na trama, Mikael Blomkvist (Daniel Craig) é um jornalista econômico determinado a restaurar sua honra, depois de ser condenado na justiça por difamação. Ele é contratado por Henrik Vanger (Christopher Plummer), um dos industriais mais ricos da Suécia, para investigar o desaparecimento de sua sobrinha Harriet (Moa Garpendal), há 36 anos. Para este trabalho, se muda para uma ilha remota na costa gelada da Suécia sem saber o que o aguarda. Ao mesmo tempo, Lisbeth Salander (Rooney Mara), hacker da Milton Security, é contratada para levantar a ficha e os antecedentes de Blomkvist, missão que será o ponto de partida para que ela se una a Mikael na investigação de quem matou Harriet. O filme recebeu cinco indicações ao Oscar 2012, vencendo como Melhor Montagem.

Links: trailerfonte de pesquisa.

 

Para ler a segunda parte do Mundo dos Arquivos – Filmes clique aqui.

E ai, o que você achou das dicas? Gostou? Não gostou? Por quê? Poste nos comentários suas percepções sobre como o “Mundo dos Arquivos” é representado nas obras cinematográficas!

Na próxima semana postaremos dicas de episódios de séries, aguarde e confira!