Com o objetivo de qualificar o Programa de Educação Patrimonial realizado em parceria entre APERS e UFRGS, a partir de 2013 será desenvolvida a etapa de Planejamento Participativo, como espaço aberto à comunidade para contribuir tanto com as finalidades já elencadas pela equipe, quanto com a proposição de novas ações, metodologias, e referenciais teóricos para o trabalho desenvolvido.

   Assim, no dia 30 de abril foi realizada a primeira reunião participativa, com os objetivos especiais de debater a criação de uma nova oficina para o Ensino Médio centrada no tema Ditadura e Direitos Humanos, e a reformulação do curso de formação continuada para educadores de maneira que aborde a referida temática. Foram convidados professores e estudantes do Ensino Superior que já participaram do Programa, professores universitários que trabalham na área, e outras organizações voltadas aos Direitos Humanos.

   O grupo discutiu a pertinência de trabalhar tal eixo temático e de criar a nova oficina, concordando com a proposta levantada pela equipe do Programa, levando-se em consideração especialmente que este é um tema muito atual e central ao debate coletivo em nossa sociedade. Uma série de observações e sugestões foi levantada, como a necessidade de trabalhar as marcas da ditadura na atualidade brasileira, a importância de desnaturalizar a tortura e o uso da violência como práticas legítimas, e a centralidade de trabalhar em parceria com os educadores das escolas considerando suas demandas, experiências e contribuições.

   O próximo encontro participativo será no dia 28/05, às 14h, no auditório do APERS. Agradecemos a tod@s que compareceram, desejando que os trabalhos em 2013 sejam muito profícuos, em um exercício de construção coletiva cada vez mais amplo!

2013.05.02 Planejamento Participativo