Neste ano nosso blog terá a colaboração da genealogista Adriana Weber, nossa pesquisadora desde 1997 e voluntária do Family Search. Esta proposta surgiu a partir do trabalho de Adriana enquanto consultora do Family Search, com o qual temos um convênio visando implementar o projeto de criação de arquivos eletrônicos de imagens digitais, denominado Digitalização de Imagens, de documentos custodiados pelo APERS, com o fornecimento de cópia destas imagens digitalizadas. Assim, Adriana será responsável pela nossa nova categoria “Arquivos & Genealogia”.

Confira o primeiro post:

2014.01.22 Arquivos e genealogia

Em minha família, como na maioria, cozinhar é quase uma tradição. A cada nova receita a descoberta e o desejo de compartilhar logo toma conta e já se começa a passar adiante. No meu caderno de receitas, que herdei de minha mãe, costumo colocar as novas receitas pelo nome de quem me passou, por exemplo: Bolo de laranja da Ivone, Nega Maluca da Cecília, Panetone da Marlene…

Bom, esta introdução toda é para dizer como vamos usar as informações do Arquivo que foram digitalizados pelo Family Search e disponibilizados no seu portal, www.familysearch.org, para construir nossa genealogia, ou melhor, dizendo, história familiar.

Em primeiro lugar, como numa receita, precisamos reunir os ingredientes. Veja tudo o que você tem, reúna documentos, informações orais e comece a organizar os dados. Você pode fazer isto criando uma conta no portal do Family Search e começando a preencher a sua Árvore Familiar.

Nos próximos meses buscaremos informações nos documentos do Arquivo Público do RS que estão disponíveis em imagens no site do Family Search. Aprenderemos a usar os diferentes tipos de documentos disponíveis para montar na Árvore Familiar. Até!