Esta é nossa primeira receita para começar a pesquisa genealógica a partir de imagens do Arquivo Público do RS digitalizadas e disponibilizadas pelo FamilySearch.

    Uma vez reunidos os ingredientes, digo, documentos, que você tenha, será preciso determinar o que quer saber, portanto, você vai partir do que sabe para o que não sabe…

     O seu supermercado será o site do FamilySearch onde poderá encontrar muitas variedades de documentos que o ajudarão na formação de sua Árvore Familiar.

     Para visualizar os documentos digitalizados:

– Acesse a página www.familysearch.org.

– Clique em “Pesquisar” (Imagem 1), role a barra para baixo até encontrar o mapa mundi, então clique em “Caribe, América Central e do Sul” (Imagem 2).

– Escolha na lista da esquerda o país “Brasil” (Imagem 3) role a barra para baixo mais uma vez até encontrar “Brasil, Rio Grande do Sul, Registros Diversos,1748-1998” (Imagem 4).

– Clique em “Navegue por 2.357.910 imagens”, número variável devido ao acréscimo de novas imagens, este é um processo em andamento (Imagem 5).

 Você encontrará a lista de municípios (Imagem 6) que já tem documentação digitalizada. Escolha a cidade e poderá encontrar diversos tipos de documentos (Imagem 7), tais como: Certidões de Nascimento, Casamento e Óbitos, Habilitações de Casamento, Registros Diversos, Registros Ordinários, Transmissões de Notas (Imagem 8).

  Para verificar dicas, vá na página inicial do FamilySearch, no lado superior direito clique “Obter Ajuda” (Imagem 9), selecione e clique em Cursos em Vídeo do Centro de Aprendizagem, selecione o local Brazil e após localize e clique em Série Brasil Começando a Pesquisar Lição 1: Começando.

    Boa experiência!!

Veja as imagens de como pesquisar abaixo:

Notícia relacionada:

Arquivos & Genealogia: Receitas culinárias!