Exemplo certidão completa

Exemplo certidão completa

     Hoje vamos conhecer e analisar as Certidões de Casamento. Se você conseguiu as informações em casa mesmo, maravilha (!), é como fruta na estação colhida no pé! Mas, e se tiver que procurar, onde irá?

    Já sabemos que os Registros Civis começam oficialmente por volta de 1889, o ano da Proclamação da República, pois a partir daí se tornou lei! Somente em algumas cidades grandes podemos encontrar Registros Civis anteriores a esta data.

    Também sabemos que, aqui no APERS, podemos encontrar cópias dos Registros Civis do período de 1929 a 1975, pois este é o período determinado em lei, para que cópias dos registros fossem enviadas aos Arquivos Públicos.

   Você sabia que: O nosso APERS é referência nacional neste ponto? E que nem todos os Arquivos Públicos Estaduais no Brasil possuem ou disponibilizam a pesquisa destes registros?

Exemplo certidão incompleta

Exemplo certidão incompleta

     Bem, vamos ao que interessa então? No registro de uma Certidão de Casamento podemos encontrar: o nome dos noivos, data de nascimento ou idade, local de nascimento, estado civil e profissão; o nome dos pais, data de nascimento ou idade, local de nascimento. E por fim a data do casamento, o regime da união e o nome que a noiva usará depois de casada. Consta também o nome das testemunhas, que geralmente são parentes. Se o escrivão local era bem organizado e detalhista você terá todas estas informações!

    Mas e se o casamento que você procura se deu antes desta data? Ainda temos possibilidade de encontrá-lo no APERS! Sabe aquela papelada toda que os noivos têm que apresentar nos cartórios antes de se casarem? Isto forma um Processo Civil e chama-se Habilitação de Casamento!

    Será o assunto de nosso próximo encontro e você irá adorar, é como provar um bolo industrializado e depois provar um feito pela vovó!

    Parte do acervo de Registro Civil do APERS está disponível online no FamilySearch , como: Rio Grande do Sul – Registros Diversos (para acessar clique aqui), escolha o município, e Matrimônios. Não fique triste se não encontrar da primeira vez, os operadores de câmera do FamilySearch trabalham incansáveis adicionando diariamente mais de 1000 registros cada um, pode ser que o que você busca esteja lá na semana que vem!