Aqui estamos mais uma vez para aprender como usar os documentos do Arquivo Público do RS, digitalizados pelo FamilySearch e que se encontram disponíveis online. Lembremos que este é um processo em andamento que está em constante atualização, o documento que não encontramos hoje pode estar lá na semana que vem.
Veremos hoje a Certidão de Óbito, terminando assim a trilogia do que chamamos os Registros Vitais de uma pessoa.
As certidões de óbito disponíveis no APERS compreendem o período de 1929-1975, como os outros registros civis apresentados anteriormente, da maioria dos municípios gaúchos e seus distritos.
Numa Certidão de Óbito vamos encontrar várias informações: o nome do falecido; a data, hora e local do óbito; a idade; o estado civil; a naturalidade; o nome dos pais, se já falecidos ou não; a naturalidade dos pais; a causa mortis, quem declarou; o dia, hora e local do sepultamento; a pessoa que declarou o óbito, o local e a data do registro.
Algumas observações a respeito da certidão de óbito: a qualidade e fidelidade dos dados encontrados sobre o falecido nem sempre serão 100% acurados, tudo dependerá de alguns fatores, como por exemplo: quem declarou os dados, o escrivão ser meticuloso ou não.
Muitas vezes o declarante do óbito não é o familiar mais chegado, pode ser um vizinho, um amigo, ou mesmo um estranho, portanto não será a pessoa que mais sabe sobre o falecido, e ao fornecer as informações ao escrivão podem acontecer coisas do tipo: pais desconhecidos ou ignorados. Isto não quer dizer exatamente que os pais do falecido eram desconhecidos ou ignorados, apenas pode ser que fossem desconhecidos ou ignorados pelo declarante.
Já, se o declarante for um familiar ou alguém bem próximo e o escrivão for bem meticuloso, teremos a idade na data do óbito bem determinada, por exemplo: 63 anos, 2 meses e 4 dias. Também, com um pouco de sorte, podemos encontrar o nome do cônjuge, dos filhos, suas idades, se tinha bens a inventariar ou testamento.
Espero que tenham bom proveito em suas pesquisas e na próxima oportunidade falaremos sobre as Habilitações de Casamento, um verdadeiro tesouro de informações para sua História da Família, ou genealogia, como queiram chamar!
MARIA GORETI DA ROCHA
out 20, 2017 @ 19:24:06
Ola senhores! Sou brasileira e vivo a 26 anos na Argentina, gostaria de saber se meu irmao IVONALDO FRANCISCO COSTA, de 67 anos, divorciado, enfermo, quase inválido esta morto, estou procurando saber noticias dele. Por favor. Aúltima vez que estive em Porto Alegre fiquei sabendo que tinham sabido que ele estava num asilo para idosos e estava sozinho. Ninguein sabe em que asilo estava, se desconhece seu paradero. Deixei meu imail: mgr_nqn@hotmail.com para qualquer informacao, será muito valiosa. Obrigado.
Edvaldo Eli Ribeiro harger
jul 29, 2018 @ 18:18:30
Boa noite
Meu nome Edvaldo Eli Ribeiro Harger
Estou em busca dos documentos certidao de batismo nascimento casamento ou óbito
De Manoel zirio Ribeiro
Virginia donata Ribeiro
Sao paid de Antonio Rodrigues Ribeiro
Natural de curitiba
arquivopublicors
out 02, 2019 @ 15:12:29
Olá Edvaldo. Para informações e pesquisa de documentos você pode entrar em contato pelo e-mail saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br ou pelo telefone 51 32889100