No mês de outubro foram realizadas 06 visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do Arquivo Público do RS. Visitaram nossa instituição:

Dia 04: 8 alunos do Curso de História da ULBRA-Canoas. A visita foi realizada com o objetivo de complementar os estudos da Disciplina de Estágio em Arquivo.

Dia 15: 16 alunos, entre o 5º e o 6º semestre do Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário UNIVATES, em Lageado, acompanhados pela professora Márcia Volkmer, que ministra a disciplina de Oficina em Acervos. A visita teve por objetivo conhecer a estrutura do APERS, bem como a guarda da documentação e a aplicação da Gestão Documental.

Dia 17: 18 alunos do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy, em Cachoeirinha. A visita foi uma consequência da participação, por parte da professora Ana Fraga, do Curso de Formação de Professores – Edição 2014, desenvolvido pelo APERS.

Dia 22: 29 alunos do 2º semestre do Curso de História da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, acompanhados pela professora Marcia Janete Espig, que ministra a disciplina de Educação Patrimonial. O objetivo da visita foi conhecer o acervo e os projetos de educação patrimonial do APERS.

Dia 24: 45 alunos do Curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, acompanhados pelo professor Miguel Henrique Stedile, que ministra a disciplina de Teoria e Metodologia da História. A visita foi realizada com a intenção de proporcionar uma introdução às fontes primárias de informação, arquivos.

Dia 24: 15 alunos do Curso Técnico em Secretariado da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, acompanhados pelo professor e arquivista Patric Kayser, que ministra a disciplina de Gestão Documental. A visita teve por objetivo conhecer o contexto histórico do APERS e a aplicação da Gestão Documental, em relação ao SIARQ/RS.

Guias: Carlos Henrique Armani Nery e Maria Lúcia Ricardo Souto.

Anúncios