O Divulga APERS, núcleo de difusão virtual do Arquivo Público do RS através deste blog, Twitter e Facebook obteve grande êxito em 2014! Internamente a equipe do Divulga APERS procurou incentivar os colegas a escreverem notícias relacionadas diretamente com as atividades-fim do Arquivo, sempre prestando o serviço de editoração final dos artigos. Foram mantidas as postagens periódicas em nosso Blog, sendo que algumas já existentes continuaram e também foram criadas novas, confira:

Iniciamos o ano com a publicação das dicas literárias com o intuito de estimular os nossos usuários a aproveitarem os meses de ‘férias’ para ‘viajarem’ por histórias que tem em seus enredos arquivos, bibliotecas e museus.

Durante o ano publicamos as seguintes sessões periódicas:

  • “Explorando o SIARQ/RS”: série de postagens mensais elaborada pelos arquivistas Silvia Soares e Carlos Henrique Nery visando aproximar os leitores às normativas do Sistema de Arquivos do Estado (SIARQ/RS). Foram nove postagens que abordaram inicialmente o histórico do SIARQ/RS, sua composição e após os textos foram especificamente voltados às instruções normativas e seus instrumentos de gestão documental. Clique aqui para ler os artigos.
  • Arquivos & Diversidade Étnica”: escrita pela técnica em assuntos culturais Clarissa Alves, essa série de onze artigos mensais propôs a reflexão sobre diversidade étnica no Brasil a partir de documentos de arquivo, com enfoque nas matrizes africanas e indígenas de nossa sociedade. Clique aqui para ler os artigos.
  • “Mulheres no APERS”: também de autoria da técnica em assuntos culturais Clarissa Alves, tendo como ponto de partida o catálogo seletivo resultante do projeto “Afinal, onde estão as mulheres no APERS? Gênero, memória e história”. Foram oito artigos mensais que tiveram por base nosso acervo da Vara de Família e Sucessão e instigaram as possibilidades de pesquisa na área de história das mulheres e gênero. Clique aqui para ler os artigos.
  • “Arquivos & conceitos”: elaborada pela arquivista Viviane Portella, a série de dez postagens mensais foi direcionada para não iniciados na área, visando explicar de forma clara e objetiva conceitos básicos que permeiam a arquivística. Clique aqui para ler os artigos.
  • “APERS? Presente, professor!”: propostas pedagógicas elaboradas pela técnica em assuntos culturais Nôva Brando em parceria com a estagiária Clarice Hausen com a utilização de fontes arquivísticas voltadas para escolas de educação básica. Foram publicadas dezesseis propostas pedagógicas quinzenais que organizadas em três grandes eixos temáticos: Ditadura Civil-militar no Brasil; Escravidão no Brasil; e Temas Transversais. Clique aqui para ler os artigos.
  • “Arquivos & Genealogia”: nossa pesquisadora Adriana Weber publicou sete artigos em que ensinou os passos básicos para pesquisas genealógicas em documentos de registros civil e no site do Family Search. Clique aqui para ler os artigos.

Em nossa página no Facebook publicamos as fotos das oficinas de educação patrimonial, visando uma maior interação com a sociedade, que tem sido de grande êxito, tendo em vista o número de ‘curtidas’ e compartilhamento das imagens e álbuns.

No ano que passou somamos 80.954 visualizações a nosso blog, 25% a mais que em 2013, chegamos a 2.605 curtidas em nossa página no Facebook e a 1.193 seguidores no Twitter, demonstrando que estes canais de comunicação estão sendo bem aceitos por você, nosso usuário, o que nos motiva a cada vez mais trabalhar para a transparência de nossas atividades e difusão de nossa instituição e seus serviços. Para acessar o relatório estatístico sobre o blog gerado pela plataforma WordPress clique aqui. Confira abaixo alguns dados estatísticos referentes ao Divulga APERS (Clique nas imagens para melhor visualização):