No dia 26 de março de 2015, o APERS promove o projeto Cinema no Arquivo. Celebrando o Dia Internacional da Mulher e o aniversário de 109 anos do APERS, exibiremos o filme A Memória que me Contam, de Lucia Murat.

Este filme retrata a história da utopia perante o poder e as fragilidades, dúvidas e feridas íntimas daqueles que seus filhos ainda consideram como “heróis”. Ana, a personagem livremente inspirada em Vera Silvia Magalhães, é apresentada no filme como uma fantasia dos principais personagens. Para eles, ela aparece jovem, como quando eles a conheceram. No filme, Ana nos é apresentada pela construção das diferentes visões que cada um dos amigos tem sobre esta amiga “incomum”.

A ligação do Arquivo Público do RS, lugar de guarda e preservação de documentos, com este filme se faz presente a partir do momento em que une memória e história.

A exibição do filme será realizada às 18h30min, no Auditório Marcos Justo Tramontini – APERS. Logo após, teremos um debate com Jair Krischke, presidente da ONG Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH).

A entrada é franca e não exige inscrição prévia. Venha prestigiar mais um evento cultural do APERS! Participe! Para acompanhar o evento via Facebook, clique aqui.

2015.03.18 Cinema no Arquivo cartaz blog