Hoje publicamos nossa última postagem de compartilhamento dos materiais que compõem a Caixa Pedagógica AfricaNoArquivo. Os documentos, glossário, material de apoio, jogo de tabuleiro, regras e respostas já foram disponibilizados nos meses anteriores. Agora você poderá assistir através do YouTube o vídeo educativo produzido com muito carinho pela equipe do APERS!

O objetivo central do vídeo é instigar o estudo da história e cultura africana e afro-brasileira, mostrando as conexões entre África e Brasil e relacionando às potencialidades do acervo do APERS para tais reflexões. Ele foi produzido a partir da pesquisa de imagens, da tomada de cenas dentro do Arquivo Público, e entrevistas realizadas com o professor de História da África da UFRGS, José Rivair Macedo, com o pesquisador do APERS e doutorando da Unicamp, Tiago Araújo, e com a professora e coreógrafa do Afro-Sul Odomodê, Iara Deodoro.

Indicamos que o vídeo seja assistido pelas turmas antes de iniciar o trabalho de pesquisa documental, para introduzir o debate problematizando as marcas da escravidão no Brasil e evidenciando a contribuição fundamental de negras e negros no processo de construção de nossa sociedade. Entretanto, cada educador pode escolher a melhor forma de trabalhar: assistir com os estudantes ou com os colegas professores, assistir e debater antes, durante ou ao final da pesquisa, assistir na íntegra (21 minutos) ou partes…

Ficamos a disposição para esclarecer dúvidas, receber relatos e sugestões através do e-mail acaoeducativa@smarh.rs.gov.br. A partir do próximo mês seguiremos alimentando essa categoria do blog com ideias, propostas e reflexões de desdobramento a partir do material produzido e distribuído na Caixa Pedagógica. Bom trabalho para todas e todos nós!

Anúncios