No intuito de ampliar o trabalho desenvolvido através do projeto AfricaNoArquivo, de torná-lo reconhecido e de maior alcance, as servidoras Clarissa Sommer e Roberta Valença Scholz inscreveram a ação no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade em sua edição de 2015. O Prêmio é promovido pelo IPHAN há 28 anos, e nesta edição tinha como foco reconhecer iniciativas de excelência em “técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural” e em “promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural”.

CartazPRMFA15_450Concorrendo com 234 propostas apresentadas nacionalmente, nossa proposta foi selecionada na etapa estadual, ficando entre os 57 projetos finalistas enviados para apreciação pela Comissão Nacional de Avaliação. Infelizmente não fomos selecionados entre as oito vencedoras, tendo um parecer favorável à indicação e outro contrário, mas certamente o reconhecimento de estar entre os escolhidos nos estados muito nos orgulha, e já é um incetivo para seguirmos em frente com a difusão do projeto. Acesse aqui notícia sobre as iniciativas premiadas, que compartilha também a ata de reunião da Comissão.

Aproveitamos essa postagem para divulgar amplamente que, após termos dedicado todo o primeiro semestre do ano à distribuição das caixas pedagógicas entre as escolas da rede pública de Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Viamão, conforme previsto no projeto aprovado junto ao edital do Prêmio Pontos de Memória, do IBRAM, agora em agosto, segundo semestre, começamos a distribuir as caixas conforme demanda, a partir da lista de espera registrada desde o começo de 2015. Assim, distribuiremos para todas as instituições de ensino interessadas, por ordem de procura, até que sejam finalizados os exemplares disponíveis.

Reforçamos que a distribuição é voltada à instituições, e não a indivíduos, devendo ser disponibilizadas para uso comum nos espaços que as receberem. Além disso, priorizaremos as instituições que ainda não receberam nenhum exemplar. Dúvidas podem ser elucidadas pelo e-mail acaoeducativa@smarh.rs.gov.br

Anúncios