Escola de GovernoA Escola de Governo (EG), por meio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), promoveu, de 10 a 13 de novembro e de 23 a 27 de novembro de 2015, o Curso de Elaboração de Projetos Sociais e SICONV (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, que tem como uma das finalidades facilitar as apresentações de projetos aos programas ofertados pelo Governo Federal).

Este curso se deu pela necessidade de capacitação dos servidores públicos para atuação no planejamento e na elaboração de projetos sociais, tendo em conta os aspectos mensuráveis, específicos, temporais, alcançáveis e significativos, de monitoramento e avaliação, visando captar recursos disponíveis e estratégicos para desenvolvimento e implementação de políticas públicas via construção de parcerias entre Estado e sociedade civil.

Foram disponibilizadas 30 vagas para servidores públicos e agentes sociais, das quais 05 foram de livre concorrência e 25 foram por indicação do Comitê de Recursos Humanos da Escola de Governo, na seguinte distribuição: Assembleia Legislativa (3), DAER (1), Defensoria Pública (3), FDRH (2), IPERGS (3), SDR (1), SEAPA (1), SEMA (1), SEPLAN (1), SETEL (2), SMARH (2), TJ (1), UERGS (2).

Participantes do curso SICONV

Pelo Arquivo Público do RS (APERS/SMARH), esteve participando deste curso a servidora Angelita Santos da Silva, Técnica em Assuntos Culturais; com o objetivo de aprender a utilizar as ferramentas corretas e ter conhecimento específico para atuar em planejamentos e em elaboração de projetos sociais, a partir da compreensão geral do portal de convênios – SICONV.

Para tal, o curso de 40 horas foi dividido em duas etapas:

  • Teórica, ministrada por Stella Bittencourt, cujo objetivo era o de apresentar os itens necessários para a elaboração e o planejamento de projetos voltados para as Políticas Públicas do Rio Grande do Sul, dando a conhecer tanto o que é um projeto social e as metodologias adequadas quanto a captação de recursos alinhados aos PPAs.
  • Prática, ministrada por Joanez Woschnack, cujas aulas foram desenvolvidas em ambiente virtual de treinamento, disponibilizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que introduziu o SICONV e possibilitou, a partir de usuário e senha disponibilizados para treinamento, uma simulação de execução, liquidação e prestação de contas de um projeto a ser avaliado.

No curso, mostrou-se desde o planejamento de um projeto, partindo da visualização de um problema e da estrutura da proposta, até o cadastramento no sistema e sua execução. O sistema é bastante complexo, mas também é uma possibilidade de se obter verba para implementação de projetos.

Anúncios