Hoje apresentamos um relatório sucinto com o balanço das principais atividades que demandaram nossa atenção no ano que passou, e nas próximas semanas detalharemos alguns resultados em posts específicos, confira!

– Continuidade das atividades de atendimento ao público com a disponibilização do acervo documental custodiado, sendo atendidos 6.149 usuários, os quais geraram 12.327 solicitações de atendimentos.

– Foram realizadas 54 visitas guiadas para 892 pessoas.

– Conclusão dos projetos APERS? Presente, professor! e Cinema no Arquivo, continuidade dos projetos Afinal, onde estão as mulheres no APERS? Gênero, memória e história, Organização dos Acervos das Secretarias da Justiça, início dos projetos Estágio Curricular para o Curso de História e Organização do acervo da Comissão Estadual da Verdade.

SIARQ/RS: durante o ano foram realizadas 67 reuniões de assessoria técnica em diferentes órgãos do Estado e algumas prefeituras e 27 participações em reuniões e treinamentos sobre o Sistema PROA; respondidos 63 e-mails com questões referentes à gestão documental; e 273 e-mails com questões referentes ao Sistema PROA; a equipe técnica coordenou 04 reuniões do Comitê Consultivo do SIARQ/RS. Foram realizados 04 Encontros com os Arquivistas lotados em diversos órgãos do SIARQ/RS.

Publicação dos Decretos que reorganiza o SIARQ/RS (52.808/15) e que institui o Sistema PROA (52.715/15), o SIARQ/RS ainda passou a compor o Comitê Gestor que administra este Sistema.

– Organização, conforme Quadro de Arranjo do Poder Judiciário, e revisão e preparação para indexação no sistema AAP de processos proveniente da Comarca de Bagé.

Publicação dos anais da XII Mostra de Pesquisa do APERS, em formato de livro eletrônico, e realização da III Jornada de Estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos, que contou com a apresentação de 44 trabalhos em sessões de comunicações e com um público ouvinte que chegou a cerca de 100 pessoas, entre os 96 inscritos e outros interessados que circularam pelas atividades que não haviam se inscrito.

– Realização de 85 oficinas de educação patrimonial com 1.769 alunos das diversas redes de ensino do RS, realização de 02 cursos de capacitação de oficineiros e 01 de curso de formação para professores, reformulação da oficina Tesouros da Família Arquivo, criação do fôlder de divulgação dor Programa de Educação Patrimonial UFRGS | APERS, produção da publicação PEP em revista: O Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS e participação em eventos científicos para divulgação das atividades de educação patrimonial.

Continuidade das atividades de difusão virtual do Arquivo através do Divulga APERS, compreendendo este blog, os perfis no Twitter, Facebook e You Tube.

Lembre-se: nas próximas semanas, durante os meses de janeiro e fevereiro, publicaremos relatórios detalhando as principais atividades realizadas. Aguarde!

2016.01.06 Balanço 2015

Gráfico de atendimentos mensais realizados aos usuários do APERS em 2015

Anúncios