2016.05.18 Servidoras do APERS participam capacitacaoNos dias 11 e 12 as servidoras do Arquivo Público do RS Clarissa Alves, Iara Machado e Viviane Portella participaram das aulas presenciais do curso para Implantação de Centro de Documentação e/ou Memória oferecido pela Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), ministradas pela professora dra. Eliana Almeira de Souza Rezende.

O curso foi oferecido aos diversos órgãos do Poder Executivo do Estado, na modalidade semipresencial, a partir do entendimento de que centros de documentação e memória são uma das ferramentas para a preservação da memória institucional e do fortalecimento da identidade e da cultura organizacional. Além dos encontros presenciais, nesta e na próxima semana as servidoras seguirão acompanhando os encontros via web, culminando a participação com a entrega de um projeto de memória institucional, no mês de junho.

Enquanto servidoras do Arquivo Público do Estado, órgão custodiador dos documentos considerados permanentes através dos instrumentos derivados do Decreto nº 52.808/15, que reorganiza o Sistema de Arquivos do RS (SIARQ/RS), esta participação está sendo importante para qualificação, conhecimento e revisão de conceitos, e contato com a realidade da gestão documental em outros órgãos. Entendemos ser fundamental que a memória institucional do Estado do RS, retratada a partir de conjuntos documentais, seja preservada e pensada a partir da efetivação da gestão documental.

Anúncios