No mês de maio foram realizadas dez visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do Arquivo Público do RS. Visitaram nossa instituição:

Dia 02: Aldo Francesconi, Francily Francesconi, Vanderlei Violin e Alice Violin, acompanhados por Sônia Burnett e João Guilherme Burnett, ambos da Associação dos Amigos do APERS. Os participantes da visita são integrantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e estavam interessados em conhecer como se dá a preservação dos registros armazenados pelo APERS.

Dia 02: Ana Paula Soares Pinheiro, aluna da disciplina de Técnicas de Arquivo da Escola Técnica Cristo Redentor participou da visita com a intenção de conhecer e interagir com o meio Arquivístico.

Dia 04: Roberto Ferreira da Silva, do serviço de protocolo da FDRH, acompanhado de Ariane de Oliveira, Maria Gabriela de Oliveira, Nathália Dutra e Renata Ramos, estagiárias.

Dia 06: 08 alunos do Curso de História da PUCRS, acompanhados pela professora Gislene Monticelle, que ministra a disciplina de História e Acervos. A visita teve por objetivo prestigiar a “Exposição Porto Alegre Imaginada” e conhecer o APERS como um todo.

Dia 07: 22 alunos do Curso de Arquivologia da FURG, acompanhados pela professora Luciana Souza de Brito, que ministra a disciplina de Fundamentos da Arquivologia. O objetivo da visita foi demonstrar as funções do Arquivista e do APERS como Órgão do Estado.

Dia 10: 34 alunos da disciplina de Fundamentos de Arquivologia do Curso de Arquivologia da UFRGS acompanhados pela professora Valéria Bertotti. A professora trouxe os alunos ao APERS para que conhecessem a atuação da instituição desde a produção documental até a guarda e difusão da documentação do Estado, enfatizando os diferentes profissionais envolvidos.

Dia 14: 42 alunos da disciplina Fundamentos do Patrimônio Cultural do Curso de História e da disciplina Museu e suas Representações do Curso de Mestrado em História da UCS, acompanhados pela professora Luiza Horn Iotti. Os principais interesses da turma foi, além de conhecer o prédio e sua história, conhecer as propostas de ações educativas que realizadas pelo Arquivo.

Dia 17: 23 alunos da turma de Introdução à História do Curso de História Noturno da UFRGS acompanhados pelo professor Benito Schmidt.

Dia 21: 25 participantes do roteiro de visitas guiadas Os Caminhos da Matriz. Neste roteiro os visitantes conhecem as instituições culturais que circundam a Praça da Matriz um sábado por mês. São oferecidos dois roteiros, o APERS participa com a Cúria Metropolitana e o Solar dos Câmara/Memorial do Legislativo. Neste mês o passeio ocorrerá dia 25 com visitação ao Memorial do Ministério Público, Memorial do Judiciário do RS e Biblioteca Pública. Participe!

Dia 27: 17 alunos da turma de História dos Registros Humanos da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da UFRGS acompanhados pela professora Ana Celina Figueira da Silva. A turma teve por objetivo conhecer o conjunto arquitetônico do APERS, bem como sua história e organização, as atividades oferecidas e o seu papel social.

Guias: Carlos Henrique Nery, Caroline Bassegio, Clarissa Alves, Iara Machado, Nôva Brando.

Lembramos que oferecemos, semanalmente, visitas guiadas ao conjunto arquitetônico, com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h. Agende sua visita pelo e-mail visitas@smarh.rs.gov.br ou ligue para (51) 3288 9112.

Anúncios