No mês de junho foram realizadas 08 visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do Arquivo Público do RS. Visitaram nossa instituição:

Dia 04: 19 alunos da disciplina de Iniciação à Docência do Curso de História da Universidade Federal de Pelotas, acompanhados pela professora Ana Inez Klein, com o objetivo de apresentar aos alunos de história o Arquivo Público: sua história, principais acervos e organização.

Dia 08: 24 alunos do 1º semestre Curso de História, disciplina de Patrimônio e Educação, da UniRitter, acompanhados pela professora Fernanda O. Silva. Esta disciplina é ministrada no 1º semestre e a turma é apresentada às discussões que permeiam a noção de patrimônio, assim como alguns lugares de memória, incluindo arquivos. Nesse sentido, a visitação ao APERS teve o objetivo de oportunizar aos alunos conhecer a instituição no que tange aos seus projetos, oficinas de Educação Patrimonial, caixa pedagógica e demais.

Dia 20: 26 alunos da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RS, acompanhados pelo professor Luciano de Lima Silveira, com o objetivo de conhecer a história da APERS e sua importância para a cidadania do povo do estado do RS, conhecer tipos e funções de documentos, métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico).

Dia 24: pela manhã 18 alunos do curso de Auxiliar Administrativo da Rede de Ação Social Murialdo acompanhados pela professora Luciane Brum. De acordo com a professora, a experiência vivida na visita foi de extrema valia para conscientização dos alunos quanto a preservação tanto da cultura como dos documentos.

Dia 24: pela tarde 21 alunos do curso de Auxiliar Administrativo Hospitalar da Rede de Ação Social Murialdo acompanhados pela professora Mariana Kirchhof com o objetivo de conhecer o Arquivo e saber mais como se dá a prática da organização e técnicas de arquivos.

Dia 27: pela manhã 16 alunos do curso de Auxiliar Administrativo Hospitalar da Rede de Ação Social Murialdo acompanhados pela professora Kelly Cardoso com o objetivo de conhecer o Arquivo e os seus serviços.

Dia 27: pela tarde 26 alunos da Rede de Ação Social Murialdo acompanhados pela professora Kelly Cardoso com o objetivo de conhecer a organização e classificação dos documentos.

Dia 27: a professora Eliane Cristina de Freitas da Escola da Ciência da Informação da UFMG visitou nossa instituição por pesquisar sobre a relação que os arquivos públicos têm com seus públicos. Assim, após a visita guiada realizou uma entrevista sobre os serviços do Arquivo e sua relação com seus públicos.

Guias: Caroline Bassegio, Iara Machado, Nôva Brando e Viviane Portella.

Lembramos que oferecemos, semanalmente, visitas guiadas ao conjunto arquitetônico, com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h. Agende sua visita pelo e-mail visitas@smarh.rs.gov.br ou ligue para (51) 3288 9117.

Anúncios