Na semana passada, o Arquivo Público do Rio Grande do Sul (APERS) em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e Escola de Governo promoveram o Curso de Gestão Documental. As aulas foram realizadas nas manhãs de 26 a 29 de setembro, na FDRH, e ministradas pelos servidores do APERS: Clarissa Sommer Alves, Jonas Ferrigolo Melo, Maria Cristina Fernandes e Silvia de Freitas Soares.

    Dirigido a servidores públicos estaduais que atuam em setor de arquivo ou correlatos, o curso possibilitou disseminar a importância do patrimônio histórico e memória, da gestão documental, das normativas estaduais e do uso dos instrumentos de gestão do Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul (SIARQ/RS) aos participantes. O conteúdo teórico foi intercalado com dinâmicas, exemplos do dia a dia do serviço público e, como conclusão do curso, foram realizados exercícios de classificação e avaliação de documentos, proporcionando uma visão prática alinhada às teorias de gestão documental.

    A partir do conhecimento adquirido os servidores estão melhores capacitados a aplicar os procedimentos e operações técnicas que dizem respeito ao tratamento de documentos, desde sua produção, tramitação, uso, classificação e avaliação, visando sua eliminação ou guarda permanente. Sendo que, a efetiva gestão documental proporciona aos órgãos agilidade com os trâmites administrativos, facilidade de localização de documentos, otimização de espaço físico e recursos financeiros, além de fornecer subsídios para estratégias de responsabilidade socioambiental.

    Neste primeiro curso da parceria, participaram 30 servidores públicos de 17 órgãos estaduais: APERS, CEEE-GT, CORAG, DAER, DETRAN, DPE, EGR, FDRH, FEE, IRGA, SDECT, SECOM, SEDUC, SES, SMARH, SOP, TRENSURB.

Este slideshow necessita de JavaScript.