No mês de setembro foram realizadas 10 visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do Arquivo Público do RS. Visitaram nossa instituição:

Dia 01: 24 alunos do Laboratório de Pesquisa em História da Arte I do Curso de Bacharelado em História da Arte da UFRGS, acompanhados pela professora Joana Bosak. A professora teve a iniciativa de proporcionar aos alunos a visita guiada ao APERS para que conheçam o arquivo, a documentação e as possibilidades de pesquisa.

Dia 03: 20 alunos do Curso de Extensão Pesquisa Histórica em Fontes Judiciais da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), acompanhados pelo professor Vitor Borges da Cunha, com o intuito de conhecer os métodos de preservação documental.

Dia 08: 03 alunos do Instituto Leonardo Murialdo – Programa Jovem Aprendiz acompanhados pela professora Luciane Brum.

Dia 12: 35 alunos do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) acompanhados pela professora Fernanda Pedrazzi. A professora aproveitou a viagem de participação na XIII Mostra de Pesquisa para oportunizar aos alunos conhecer a estrutura, os espaços e os serviços do APERS.

Dia 13: 07 alunos do Instituto Leonardo Murialdo – Programa Jovem Aprendiz acompanhados pela professora Luciane Brum.

Dia 16: Leonardo Grazziani do Curso de História da FAPA.

Dia 19: 10 alunos do 4º semestre do Curso de História da Uniritter – Laureate Internaional Universities acompanhados pelo professor Marcello Paniz Giacomoni. A visita foi realizada por dialogar diretamente com as discussões efetuadas na cadeira de Metodologia Científica, mais especificamente na problematização sobre as fontes históricas manipuladas pelos historiadores.

Dia 24: aproximadamente 50 visitantes participaram do roteiro de visitas guiadas Os Caminhos da Matriz; onde conhecem as instituições culturais que circundam a Praça da Matriz um sábado por mês. São oferecidos dois roteiros, o APERS participa com a Cúria Metropolitana e o Solar dos Câmara/Memorial do Legislativo.

Dia 26: 17 alunos da turma de Teoria da História I do Curso de História da ULBRA – Canoas acompanhados pelo professor Rodrigo Simões. A visita foi realizada visando conhecer a história do APERS, suas dependências, guarda dos documentos, tipos de documentos existentes no local e possibilidades de pesquisa.

Dia 30: 32 alunos do Curso Jovem Aprendiz da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSI), acompanhados pela Professora Ana Claudia Carvalho de Oliveira, que ministra o Curso de Ocupações Administrativas. O objetivo da visita foi fechar o mês em que se comemora a Semana Farroupilha com uma atividade sobre a história do Rio Grande do Sul.

Guias: Carlos Henrique Nery, Caroline Basseggio, Iara Machado, Nôva Brando.

Lembramos que oferecemos, semanalmente, visitas guiadas ao conjunto arquitetônico, com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h. Agende sua visita pelo e-mail visitas@smarh.rs.gov.br ou ligue para (51) 3288 9127.