No mês de outubro foi realizada 10 visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do Arquivo Público do RS. Visitaram nossa instituição:

Dia 04: 07 alunos da Rede de Ação Social Murialdo – Jovem Aprendiz Administrativo acompanhados pelas professoras Luciana Brum e Mariana Kirchhof Dau. A visita teve por finalidade conhecer os procedimentos de arquivo, documentos e o porque de arquivar.

Dia 08: 32 alunos do curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF), acompanhados pelos professores Alessandro Batistella e Marcos Gerhardt. O grupo tinha como interesse conhecer a organização arquivística, os fundos e as potencialidades de pesquisa histórica.

Dia 08: 36 alunos das disciplinas de Arquivos e Fontes para a Pesquisa Histórica e História e Educação Patrimonial do Curso de História da Universidade de Santa Cruz do Sul, acompanhados pelo professor Éder da Silva Silveira. O professor viabilizou a vinda dos alunos ao APERS para que a visita contribuísse com objetivos de disciplinas, tais como identificar e caracterizar o uso de arquivos, fontes e abordagens na pesquisa histórica; diferenciar arquivos e fontes em relação à variedade, à tipologia e aos usos na pesquisa histórica e no ensino de história e conhecer a estrutura e funcionamento de um arquivo histórico.

Dia 11: Maria da Glória Lopes Kopp, pesquisadora do APERS, doutoranda em Ciências Sociais da PUCRS e Rosa Maria Rodrigues de Oliveira, do Estado de Santa Catarina, Doutora em Ciências Humanas.

Dia 13: 12 alunos do último semestre do Curso de História da PUCRS, acompanhados pela professora Gislene Monticelli, que ministra a disciplina de História e Acervos. O objetivo da visita foi oportunizar à turma conhecimentos sobre a importância, o funcionamento e os acervos do APERS, enquanto instituição e patrimônio.

Dia 13: 04 alunos do curso de Museologia da UFRGS, acompanhados pela professora Ana Ramos Rodrigues, que ministra a disciplina eletiva Ação Cultural e Educativa em Museus. Os alunos puderam visitar o espaço e conhecer as ações educativas desenvolvidas pelo APERS.

Dia 14: 25 alunos do Jovens Aprendizes do Senac – Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos acompanhados pelo professor Luciano de Lima Silveira. A visita teve por finalidade proporcionar aos alunos noções básicas da estrutura de um arquivo.

Dia 17: O aluno Rafael Noschang Buzzo, do 6° semestre do Curso de História da FAPA. A visita guiada fez parte do desenvolvimento de seu estágio obrigatório, objetivando integrar conhecimentos da teoria e da prática.

Dia 21: Tiago Aurélio de Brito, advogado. Tiago fez a visita guiada para conhecer como o APERS poderia contribuir para questões de seu trabalho, com relação ao acesso à documentação custodiada.

Dia 31: 24 alunos da disciplina de Patrimônio Cultural do Curso de Licenciatura em História da UNIVATES acompanhados pela professora Márcia Volkmer. A visita teve por objetivo conhecer o histórico do Arquivo e saber mais sobre os projetos educativos do APERS.

Guias: Carlos Henrique Armani Nery, Clarissa Sommer, Iara Machado, Nôva Brando.

Lembramos que oferecemos, semanalmente, visitas guiadas ao conjunto arquitetônico, com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h. Agende sua visita pelo e-mail visitas@smarh.rs.gov.br ou ligue para (51) 3288 9127.