2015.07.15 SIARQRS

Enquanto Órgão Gestor do Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul – SIARQ/RS, o APERS atua para efetivar a gestão documental nos órgãos do Poder Executivo. Durante o mês de novembro os arquivistas e servidores participaram de reuniões de assessoria técnica, reuniões de comitês e grupos de trabalho, que listamos abaixo:

Dias 03, 10, 17, 24 e 29: os arquivistas Cléo Belicio e Jonas Ferrigolo Melo participaram das reuniões do Comitê Gestor do PROA, realizadas na Sala de Gestão da SMARH, onde foram analisadas as demandas recebidas dos órgãos usuários e outros temas relacionados à implantação do Sistema.

Dias 08 e 29: foram realizadas reuniões do Comitê Gestor do SIARQ/RS, nas quais foram analisados e aprovados: a Instrução Normativa para estabelecer procedimentos para a eliminação de documentos de guarda temporária nos órgãos do Poder Executivo Estadual e o Projeto do Manual de Redação Oficial do Estado. Para ler os Registros de reuniões do Comitê Gestor clique aqui.

Dia 18: as arquivistas do APERS Marta Araújo e Silvia Soares reuniram-se na Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) com as servidoras Gladis de Mello Bento, Eva Vilma Soares de Lucca, para prestarem assessoria sobre os procedimentos para eliminação de documentos.

Dia 21: foi realizada, na Divisão de Protocolo, Arquivo e Informações – DIPRO/SMARH, reunião para alinhamento de orientações aos estagiários, com a finalidade de iniciar o trabalho de avaliação documental no acervo DIPES/SMARH. Participaram: Cléo Lopes e Renata Vasconcellos (APERS), Caroline Assmann (DIPES/SMARH), Samantha Signor, Tiago, Julia e Ederson (DIPRO/SMARH).

Dia 22: foi recebido, no APERS, servidor do Instituto Geral de Perícias – IGP, para orientação sobre avaliação e eliminação de documentos. Participaram: Cléo Belicio e Jonas Ferrigolo (APERS) e Marcelo Pimentel Severino (IGP).

Dia 22: arquivistas do APERS estiveram na Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, onde trataram sobre recolhimento e gestão documental. Participantes: Aerta Moscon, Cléo Belicio e Viviane Portella (APERS), Júlio Cesar Molina Diógenes, Ana Claudia, Ana Carolina Trois, Ingrid Marta Hagemeister e José Marcelo Mendes Ribeiro (SOP).

Dia 23: arquivistas do APERS estiveram na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE, para orientação e esclarecimento de dúvidas sobre o desenvolvimento do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade de Documentos das atividades-fim da FASE. Participaram: José Antonio Matos Reus, Bruno Xavier Selinger, Artur Prati Neto, Françoaris Franco Zaccarias e Idalisa Klug (FASE), Aerta Grazzioli Moscon, Cléo Belicio Lopes e Silvia de Freitas Soares (APERS).

Dia 30: os arquivistas do APERS estiveram reunidos na Secretaria de Cultura – SEDAC para orientações e esclarecimentos de dúvidas quanto a utilização do Sistema PROA. Presentes: Márcia Zamberlam, Giovanni Walrich, Rafael Balle, Tiago Fernandes, Izabel Motta, Simone Adriano, Ezequiel Nunes, Wagner Patta (SEDAC), Cléo Lopes, Jonas Ferrigolo e Maria Cristina Fernandes (APERS).

Em novembro, o Arquivo Público recebeu e verificou um (1) processo administrativo para aprovação de Listagem de Eliminação de Documentos, conforme estabelecido pelo Decreto 52.808/2015, em seu Art. 6º, parágrafo V.

E, neste mês, foram recebidos na caixa do e-mail assuntos-proa@smarh.rs.gov.br, vinte e dois (22) e-mails de diversos órgãos, referentes a solicitações, esclarecimentos de dúvidas com relação à atribuição de assuntos no Sistema PROA. Além desses, na caixa de correio do SIARQ/RS foram recebidos quatro (4) e-mails com questões sobre gestão documental.

Para solicitar assessoria ao SIARQ/RS, visando implementar as normativas e os instrumentos de gestão documental, pode entrar em contato pelo e-mail siarq-apers@smarh.rs.gov.br ou telefone (51) 3288-9114.

Anúncios