No mês de novembro foram realizadas 08 visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do Arquivo Público do RS. Visitaram nossa instituição:

Dia 03: 13 alunos do Curso Técnico em Registros e Informação em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, acompanhados pela professora Luciane Berto Benedetti, que ministra a disciplina de Gestão de Documentos. A turma teve por objetivo conhecer a história do APERS, bem como estudar e observar conteúdos vistos em aula que são desenvolvidos pelo Arquivo.

Dia 07: 22 alunos do Senac Comunidade – Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos, acompanhados pelo orientador de educação profissional Luciano de Lima Silveira. A visita foi realizada para que os alunos conhecessem a história do Arquivo Público do RS, os diferentes tipos, formas de classificação e acondicionamento de documentos, e os procedimentos para pesquisar os diferentes acervos, bem como a importância dos documentos salvaguardados para a história do povo gaúcho.

Dia 08: 08 alunos da Rede Murialdo de Ação Social Programa Jovem Aprendiz acompanhados pela professora Luciana Brum com o objetivo de proporcionar aos jovens a conhecimento sobre o tratamento dos documentos desde sua contextualização até a conservação predial.

Dia 11: Rafael Buzzo e Pablo Rodrigo, alunos do Curso de História da FAPA, os quais visitaram o APERS como parte das atividades da cadeira de Estágio Supervisionado 2.

Dia 18: 18 alunos do Curso de Administração da Escola Técnica UNITEC, acompanhados pela professora Cintia Rebello, que ministra o componente Organização e Métodos. O objetivo da Visita foi inserir o assunto relacionado aos arquivos de modo mais prático.

Dia 26: aproximadamente 15 visitantes participaram do roteiro de visitas guiadas Os Caminhos da Matriz; onde conhecem as instituições culturais que circundam a Praça da Matriz um sábado por mês. O grupo se encontrou na Praça da Matriz, pontualmente às 14 horas e seguiu para uma visita guiada na Cúria Metropolitana. Logo após, por volta das 15 horas, chegou aqui ao Arquivo Público do RS. Foi uma caminhada animada, com um público atento e curioso! Nem o sol forte e a alta temperatura desanimou o grupo que também descansou à sombra no jardim do APERS. Muitos questionamentos e registros fotográficos. Prometeram voltar para uma visita guiada no APERS, para conhecer maiores detalhes sobre o funcionamento de nossa instituição.

Dia 28: 17 alunos do Senac Comunidade – Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos acompanhados pelo orientador de educação profissional Luciano de Lima Silveira. A visita foi realizada para que os alunos conhecessem a história do Arquivo Público do RS, bem como a importância dos documentos para a história do povo gaúcho e construção e manutenção de sua cidadania.

Dia 28: Ingrid Juhn, José Ribeiro, Willian Silva e Camila Vieira da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação. A equipe começará a aplicar os instrumentos de gestão de documentos no arquivo do Protocolo da Secretaria e a visita ocorreu para conhecerem o Arquivo Público do RS sua história e como se originou o Sistema de Arquivo do Estado do RS.

Guias: Carlos Henrique Armani Nery, Gigliori Rodrigues e Iara Gomide Machado.

Lembramos que oferecemos, semanalmente, visitas guiadas ao conjunto arquitetônico, com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h. Agende sua visita pelo e-mail visitas@smarh.rs.gov.br ou ligue para (51) 3288 9127.

Anúncios