Veja só quem voltou a ser notícia aqui no Blog: o Mundo dos Arquivos! Depois de dois anos de pausa, neste verão, voltamos com novas dicas de livros, filmes e séries!

Para quem não acompanhou, o Mundo dos Arquivos teve início no verão de 2012, seguido de duas temporadas nos anos seguintes. Já em 2015 e 2016 rememoramos algumas dessas dicas com posts em nossa página do Facebook. Como somos apaixonados por esse universo mágico das instituições de memória, torna-se impossível não percebê-lo nas obras literárias e cinematográficas, assim reunimos as dicas e retomamos a série em sua 4ª temporada!

Sabemos que os primeiros meses do ano são clássicos meses de férias, ótimo para curtir bons momentos de lazer e que combinam com uma boa leitura, com bons filmes e assistir aquela série. Por isso, confira nossas dicas “Mundo dos Arquivos” que apresentam em seus enredos o universo dos arquivos, bibliotecas e museus! Essa semana apresentamos dicas de livros!

As Luzes de Setembro, de Carlos Ruiz Zafón

2017-01-18-as-luzes-de-setembro-de-carlos-ruiz-zafonDurante o verão de 1937, Simone Sauvelle fica de repente viúva e abandona Paris junto com os filhos, Irene e Dorian. Eles se mudam para uma cidadezinha no litoral da Normandia, e Simone começa a trabalhar como governanta para Lazarus Jann, um fabricante de brinquedos que mora na mansão Cravenmoore com a esposa doente. Tudo parece caminhar bem. Lazarus demonstra ser um homem agradável, trata com consideração Simone e os filhos, a quem mostra os estranhos seres mecânicos que criou: objetos tão bem-feitos que parecem poder se mover por conta própria. Irene fica encantada com a beleza do lugar – os despenhadeiros imensos, o mar e os portos – e por Ismael, o pescador primo de Hannah, cozinheira da casa. Ismael tem um barco, entende tudo sobre navegação e gosta de velejar sozinho, até conhecer Irene e vê-la de maiô… Os dois logo se apaixonam. Entre Simone e Lazarus parece nascer uma amizade. Dorian gosta de ler e, muito curioso, quer entender como os bonecos de Lazarus funcionam. Todos estão animados com a nova vida quando acontecimentos macabros e estranhas aparições perturbam a harmonia de Cravenmoore: Hannah é encontrada morta, e uma sombra misteriosa toma conta da propriedade. Irene e Ismael desvendam o segredo da espetacular mansão repleta de seres mecânicos e sombras do passado. Juntos enfrentam o medo e investigam estranhas luzes que brilham através da névoa em torno do farol de uma ilha. Os moradores do lugar falam sobre uma criatura de pesadelo que se esconde nas profundezas da floresta. Em As luzes de setembro, aquele mágico verão na Baía Azul será para sempre a aventura mais emocionante de suas vidas, num labirinto de amor, luzes e sombras. Clique aqui para acessar a referencia.

A Livraria Mágica de Paris, de Nina George

2017-01-18-a-livraria-magica-de-paris-de-nina-georgeO livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar os sofrimentos da alma. Em seu barco-livraria, ele vende romances como se fossem remédios. Infelizmente, o único sofrimento que não consegue curar é o seu: a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que a bela Manon partiu enquanto ele dormia. Tudo o que ela deixou foi uma carta — que Perdu não teve coragem de ler. Até um determinado verão — o verão que muda tudo e que leva Monsieur Perdu a abandonar a casa na estreita rue Montagnard e a embarcar numa jornada que o levará ao coração da Provence e de volta ao mundo dos vivos. Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, A livraria mágica de Paris é uma carta de amor aos livros — perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas. Clique aqui para acessar a referencia.

A Biblioteca Invisível, de Genevieve Cogman

2017-01-18-a-biblioteca-invisivel-de-genevieve-cogmanIrene é uma espiã profissional da misteriosa Biblioteca, uma organização que existe fora do tempo e espaço e que coleciona livros e manuscritos de diferentes realidades. Junto com seu enigmático assistente Kai, ela é enviada para uma Londres alternativa com a missão de recuperar um perigoso livro. Mas quando chegam, ele já foi roubado. As principais facções do submundo londrino estão prontas para lutar até a morte para achá-lo, e a missão de Irene é dificultada pelo fato de que o mundo está infestado pelo Caos – as leis da natureza foram distorcidas para permitir a existência de criaturas sobrenaturais e mágicas imprevisíveis. Enquanto seu novo assistente guarda seus próprios segredos, Irene logo se vê envolvida em uma aventura repleta de ladrões, assassinos e sociedades secretas, onde a própria realidade está em perigo e falhar não é uma opção. Clique aqui para acessar a referência.

Confira as dicas literárias do Mundo dos Arquivos das edições anteriores:

Mundo dos Arquivos – Dicas de Leitura Parte I (2012)

Mundo dos Arquivos – Dicas de Leitura Parte II (2012)

Mundo dos Arquivos – Dicas de leitura (2013)

Mundo dos Arquivos – Dicas de leituras Parte 1 (2014)

Mundo dos Arquivos – Dicas de leituras Parte 2 (2014)

Anúncios