Em continuidade às postagens sobre o Mundo dos Arquivos, nesta semana postamos a primeira parte das dicas de filmes que tenham em seu enredo este universo dos arquivos, bibliotecas e museus. Confira os títulos selecionados e divirta-se!

.

2017-01-25-a-menina-roubava-livrosA MENINA QUE ROUBAVA LIVROS. De Brian Percival, com Geoffrey Rush, Emily Watson, Sophie Nélisse, Ben Schnetzer, Nico Liersch.

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com a amigo Rudy.

.

2017-01-25-no-despertar-da-tormenta.

NO DESPERTAR DA TORMENTA. De Daniel Taradash, com Bette Davis, Alicia Hull, Brian Keith, Paul Duncan, Kim Hunter.

Neste clássico de 1956, uma bibliotecária enfrenta a fúria de uma cidade inteira ao se recusar a retirar da estante um livro comunista. O filme é um libelo contra a época caça às bruxas do senador McCarthy.

.

.

2017-01-25-a-dama-douradaA DAMA DOURADA. De Simon Curtis, com Helen Mirren, Ryan Reynolds, Daniel Brühl.

Filme baseado em uma história real. Na década de 1980, Maria Altmann, uma judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro “Woman in Gold”, de Gustav Klimt – retrato de sua tia que foi roubado pelos nazistas durante a ocupação. Ela conta com a ajuda de um jovem advogado, inexperiente e idealista.

.

.

.

2017-01-25-o-segredo-de-eleonorO SEGREDO DE ELEONOR (Animação). De Dominique Monféry, com Jeanne Moreau, Julie Gayet, Pierre Richard.

Nathaniel passou grande parte de sua infância ouvindo sua tia Eleonor ler contos de fadas, apesar de ele mesmo ainda não saber ler. Quando a tia morre e deixa sua casa de herança para a família, Nathaniel recebe de presente as chaves do sótão onde ficava a biblioteca. Logo, o menino descobre que é um lugar mágico onde todos os personagens dos livros ganham vida. Conforme seus pais resolvem vender os livros para um colecionador, Alice, Aladdin, Peter Pan e muitos outros pedem a ajuda do garoto para salvá-los, já que aquela biblioteca é o seu lar.
.

Fontes de pesquisa: CinePlayersAdoro CinemaYouTube

.

Notícias relacionadas:

Mundo dos Arquivos – Dicas de Livros (2017)

Mundo dos Arquivos – Dicas de Filmes Parte I (2012)

Mundo dos Arquivos – Dicas de Filmes Parte II (2012)

Mundo dos Arquivos – Dicas de filmes Parte I  (2013)

Mundo dos Arquivos – Dicas de filmes Parte II  (2013)

Mundo dos Arquivos – Dicas de filmes Parte III  (2013)

Mundo dos Arquivos – Dicas de filmes Parte 1  (2014)

Mundo dos Arquivos – Dicas de filmes Parte 2 (2014)

 

Anúncios