No mês de março foram realizadas 6 visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do Arquivo Público do RS. Visitaram nossa instituição:

Dia 14: 16 alunos do Programa Jovem Aprendiz do Instituto Murialdo, acompanhados da professora Letícia Goulart Coelho. O objetivo da visita foi conhecer documentos antigos e ampliar o conhecimento dos alunos sobre a história do Rio Grande do Sul.

Dia 17: professor Bruno Groppo da Universidade de Paris I, acompanhado do Professor Benito Schmidt da UFRGS. Groppo visitou o Arquivo com a intenção de conhecer os Acervos da Comissão Especial de Indenização e da Comissão Estadual da Verdade, pois está em Porto Alegre para ministrar um curso sobre Memórias do Comunismo na União Soviética. Dessa forma, além da visita guiada, foram selecionados alguns documentos do acervo para que o professor pudesse conhecer mais da documentação produzida pelas comissões.

Dia 21: 35 alunos do colégio Paula Soares acompanhados dos professores Fábio André Pereira e Denise Crispim. O objetivo da visita foi conhecer a documentação do Arquivo e visitar a exposição sobre os 111 anos da Instituição.

Dia 22: ex-funcionária do Apers Odete e sua filha Natalia Mozzaquatro. O objetivo da visita foi visitar principalmente a exposição sobre “Mulheres trabalhadoras”, parte integrante da comemoração dos 111 anos do Arquivo.

Dia 22: arquivista Denise Lodetti do Arquivo Municipal de Esteio. O objetivo da visita foi conhecer o acervo, sua estrutura e os instrumentos arquivísticos.

Dia 31: 15 alunos do Programa Jovem Aprendiz do Senac acompanhados do professor Luciano Silveira. O objetivo da visita foi proporcionar aos jovens aprendizes conhecimentos sobre os diferentes tipos de documentos e sua forma de classificação e arquivamento.

Guias: Caroline Acco Baseggio, Iara Gomide Machado e Nôva Marques Brando.

Lembramos que oferecemos, semanalmente, visitas guiadas ao conjunto arquitetônico, com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h. Agende sua visita pelo e-mail visitas@smarh.rs.gov.br ou ligue para (51) 3288 9127.

Anúncios