No mês de abril foram realizadas 09 visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do Arquivo Público do RS. Visitaram nossa instituição:

Dia 03: 34 alunos do Programa Jovem Aprendiz – Senac Comunidade, acompanhados do professor Mauro Mendes Urban. O Objetivo da visita foi  conhecer a instituição, sua importância histórica, métodos de armazenamento de documentos, identificação e localização.

Dia 04: 26 alunos do Programa Jovem Aprendiz  – Senac Comunidade, acompanhados do prof. Luciano Silveira. O objetivo foi conhecer a história do estado do Rio Grande do Sul e Porto Alegre através dos documentos e as diferentes técnicas de arquivamento e protocolo.

Dia 10: os pesquisadores Miquéias Mügge, João Biehl e Torben, da Universidade de Princeton. O objetivo da visita foi conhecer a história do APERS e seus prédios, com especial interesse em conhecer o local onde os documentos histórico estão salvaguardados.

Dia 11: 15 alunos da cadeira de Técnicas em Arquivo da escola técnica Cristo Redentor, acompanhados da Profa. Andréa Fontoura. Os objetivos da visita foram conhecer o Arquivo, seus serviços, sua estrutura e gestão documental.

Dia 11: 19 alunos do Programa Jovem Aprendiz do Instituto Murialdo, acompanhados da professora Letícia. Os objetivos da visita foram conhecer o espaço, a história, os documentos arquivados, a importância e os métodos de arquivo, bem como aumentar o conhecimento histórico e cultural dos alunos.

Dia 20: 34 alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores, acompanhados das professoras Camila e Juliana. O objetivo da visita era conhecer o Arquivo como fonte de pesquisa, bem como visitar a Exposição “Mulheres Trabalhadoras do APERS”.

Dia 24: 31 alunos do curso de Administração do Senac acompanhados da Profa. Fabiana. O objetivo da visita foi conhecer o Arquivo Público, sua importância histórica, métodos de armazenamento de documentos, identificação e localização.

Dia 25: Juliano Oliveira Guedes da Escola Técnica Cristo Redentor. Os objetivos de Juliano foram conhecer a origem, os tipos e quantidade de documentos, bem como o setor de pesquisa e seus instrumentos.

Dia 27: 30 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Dores, acompanhados da professora Rafaela. O objetivo da visita era conhecer o Arquivo como fonte de pesquisa, bem como visitar a Exposição “Mulheres Trabalhadoras do APERS”.

Guias: Carlos Henrique Armani Nery, Caroline Acco Baseggio, Iara Gomide Machado.

Lembramos que oferecemos, semanalmente, visitas guiadas ao conjunto arquitetônico, com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h. Agende sua visita pelo e-mail visitas@smarh.rs.gov.br ou ligue para (51) 3288 9127.

Anúncios