No mês de maio foram realizadas 10 visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do Arquivo Público do RS. Visitaram nossa instituição:

Dia 9: 19 alunos do Programa Jovem Aprendiz do Instituto Murialdo acompanhados as Profa. Letícia Goulart Coelho e Profa. Mariana Kirchhof Dau. O objetivo foi conhecer a Instituição e as fontes históricas custodiadas.

Dia 15: 14 alunos do Senac Comunidade, acompanhados da Profa. Letícia Goulart Coelho. O objetivo foi proporcionar ao grupo de aprendizes conhecer o histórico do Arquivo, bem como organização e funcionalidades.

Dia 16: 12 servidores da Secretaria de Saúde em visita ao Arquivo Público para assessoria técnica do SIARQ/RS. O objetivo foi aproveitar a visita para conhecer um pouco mais do acervo do APERS, a arquitetura, a forma de guarda e conservação dos documentos.

Dia 18: 03 participantes do Seminário Internacional Escravidão, Memória e Verdade no Brasil e nos EUA, em homenagem à Luiza Bairros.

Dia 19: 12 participantes do Seminário Internacional Escravidão, Memória e Verdade no Brasil e nos EUA, em homenagem à Luiza Bairros.

Dia 20: 9 alunos da Turma de Estágio em Arquivos da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) acompanhados da professora Evangelia Aravanis. O objetivo da turma foi visitar o espaço físico do Arquivo, conhecer o tipo de documentação custodiada e projetos de educação patrimonial existentes.

Dia 23: 45 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Dores, acompanhados dos professores Cris Horta e Daniel Neto. O objetivo da visita foi conhecer p Arquivo como fonte de pesquisa.

Dia 29: 17 alunos do Senac Comunidade, acompanhados do Prof. Luciano de Lima Silveira. O objetivo da visita foi conhecer a história do estado do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre através da documentação, as diferentes técnicas de arquivamento e protocolo. Contribuir para construção da cidadania e participação dos jovens como elementos ativos da sociedade.

Dia 29: as professoras Vanda Fortuna Serafim, da Universidade Estadual de Maringá e Edilece Couto, da Universidade Federal da Bahia. O objetivo da visita foi conhecer o conjunto arquitetônico do APERS e obter informações sobre o projeto “Documentos da escravidão”.

Dia 30: 26 alunos do Senac Comunidade, acompanhados da Profa. Fabiana Silveira Leal. O objetivo da visita foi conhecer a história do estado do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre através da documentação, as diferentes técnicas de arquivamento e protocolo. Contribuir para construção da cidadania e participação dos jovens como elementos ativos da sociedade.

Guias: Caroline Acco Baseggio, Carlos Henrique Armani Neri, Nôva Marques Brando

   Lembramos que oferecemos, semanalmente, visitas guiadas ao conjunto arquitetônico, com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h. Agende sua visita pelo e-mail visitas@smarh.rs.gov.br ou ligue para (51) 3288 9127.

Anúncios