No dia 07 de junho de 2017 ocorreu no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) as filmagens de cenas do longa-metragem Legalidade, dirigido por Zeca Brito e produção da Prana Filmes, que proporcionou um dia atípico a nós servidores, e do nosso ponto de vista, engrandece esta instituição centenária.

    Com roteiro de Zeca Brito e Léo Garcia, a produção narra a história fictícia de dois irmãos envolvidos com o movimento da Legalidade e que se apaixonam pela mesma mulher. Este triângulo amoroso, representado pelos atores Cléo Pires, Fernando Alves Pinto e José Henrique Ligabue, provoca uma rivalidade entre eles, que acabam encontrando a união em torno da causa cívica. Nos porões do Palácio Piratini, o Governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola – interpretado por Leonardo Machado, prepara-se para ser alvo de um bombardeio das forças armadas brasileiras. Uma revolução, onde o poder da comunicação fez com que o povo brasileiro protagonizasse um movimento de resistência e mobilização popular sem precedentes na história do país.

    As cenas gravadas no APERS contaram com a participação das atrizes Letícia Sabatella e Carla Cassapo, e foram realizadas na Sala de Pesquisa assim como no Prédio II em meio ao acervo. A personagem Blanca (Leticia Sabatella) busca informações do paradeiro de sua mãe Cecilia (Cléo Pires) que está desaparecida, consultando documentos referentes ao período de repressão politica no Brasil. Para isso Blanca conta com a ajuda da jornalista Dóris (Carla Cassapo). Para os cinéfilos, a previsão de estreia do filme é segundo semestre de 2018! Confira aqui o álbum de fotos deste dia em nosso Facebook.

    Assim como a personagem do filme, os cidadãos em geral podem buscar informações sobre suas histórias familiares e políticas no acervo da instituição. O Arquivo Público do RS, como instituição custodiadora de importantes fontes históricas para o Estado, possui um catálogo com base nos processos administrativos oriundos da Comissão Especial de Indenização, instituída pela Lei Estadual nº 11.042/97, de forma a contribuir para o desenvolvimento e a produção de pesquisas sobre este tema o Catálogo Resistência em Arquivo: Memórias e Histórias da Ditadura no Brasil. Para visualizar o catálogo em formato PDF, clique aqui.

    Ainda sobre o tema da ditadura, está disponível também para pesquisa o acervo produzido e recebido em decorrência das atividades da Comissão Estadual da Verdade do Estado do Rio Grande do Sul – CEV/RS, no período de 2012 a 2014. Este acervo é composto por dossiês de reuniões e de depoimentos, clipagens de matérias veiculadas na imprensa, e de documentos que serviram às atividades e pode ser conhecido através do Catálogo Seletivo Acervo da Comissão Estadual da Verdade, para acessá-lo clique aqui.

    Além desses acervos o APERS custodia documentos provenientes de outros órgãos do Poder Executivo, processos judiciais e vasta documentação sobre a Escravidão no RS.

   Se você tiver interesse em consultar estes documentos em nossa Sala de Pesquisa, envie um e-mail para saladepesquisa@smarh.rs.gov.br e solicite seu atendimento!

Anúncios