No mês de setembro foram realizadas 8 visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do Arquivo Público do RS. Visitaram nossa instituição:

Dia 11: visita realizada para 8 estagiários do curso de capacitação de oficineiros do Projeto de Educação Patrimonial do Arquivo Público.

Dia 15: pesquisadora Adriana Reis, estudante do curso de Guia de Turismo. O objetivo da visita foi conhecer um pouco mais sobre o Arquivo Público, relacionando conteúdos do curso com a visita na instituição.

Dia 18: os estudantes de graduação em História da ULBRA Valkiria Lands Teixeira e Edison da Silva Costa e o estagiário do APERS Douglas Etdt. O objetivo da visita foi esclarecer algumas questões referentes à estrutura do Arquivo, principais funções, histórico de criação, entre outros.

Dia 19: estudante da ULBRA Dante Strolbelt Winter. O objetivo da visita foi esclarecer algumas questões referentes à estrutura do Arquivo, principais funções, histórico de criação, entre outros.

Dia 21: 23 alunos de História da UNIPAMPA acompanhados do professor Renato Dal Sasso Freitas. O objetivo da visita foi conhecer o arquivo e o processo de formação dos arquivos em geral e do APERS em específico.

Dia 25: 6 alunos da Fundação La Salle Pão dos Pobres, acompanhados da professora Luciane Brum e do professor Juarez de Oliveira. O objetivo da visita foi proporcionar aos jovens maior conhecimento na área de história e também conhecer o conjunto arquitetônico do Apers.

Dia 26: 15 alunos do curso de Administração Pública da UERGS acompanhados do professor Mauro Mastella. Os objetivos esperados com a visita foram conhecer quem são os usuários do arquivo, como consultar, a importância de ser manter esses registros e os projetos de digitalização do acervo.

Dia 30: 5 participantes do projeto “Os Caminhos da Matriz”. O objeto da visita e do projeto é sensibilizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio edificado do entorno da Praça da Matriz e, especificamente no Arquivo Público, da documentação custodiada.

Guias: Caroline Acco Baseggio, Carlos Henrique Armani Neri e Giglioli Rodrigues.

Lembramos que oferecemos, semanalmente, visitas guiadas ao conjunto arquitetônico, com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h. Agende sua visita pelo e-mail visitas@smarh.rs.gov.br ou ligue para (51) 3288 9127.