No mês de abril foram realizadas 16 visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do Arquivo Público RS. Visitaram nossa instituição:

  • Dia 03: 20 alunos do SENAC-RS Comunidade, curso Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Qualificação e Habilitação Técnica), acompanhados pela professora Lucélia de Souza Carlos, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público, tipos de documentos, métodos e técnicas de arquivamento.
  • Dia 04: 21 alunos do INTEGRAR/RS – Programa Jovem Aprendiz, disciplina de Almoxarifado e Arquivo, acompanhados pela professora Barbara C. Dias de Mello, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público, tipos de documentos, métodos e técnicas de arquivamento.
  • Dia 09: 26 alunos do Colégio La Salle, acompanhados pela professora Cristina Horta, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público e conhecer sobre processos crimes da antiga Porto Alegre para reportagem no Jornal Histórico da Escola, nas comemorações dos 110 anos.
  • Dia 10: 10 alunos do INTEGRAR/RS – Programa Jovem Aprendiz, disciplina de Almoxarifado e Arquivo, acompanhados pelo professor Diego Capitão, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público, tipos de documentos, métodos e técnicas de arquivamento.
  • Dia 12: 02 alunos da Escola Técnica Cristo Redentor, acompanhados pela professora Andrea Fontoura, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público, conhecimento teórico sobre gestão de documentos, métodos e técnicas de arquivamento.
  • Dia 17: 15 alunos da Renapsi RS – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, acompanhados da professora Francieli Santos da Silva, com o objetivo de conhecer a Instituição, suas funções e importância na preservação e guarda de documentos.
  • Dia 18: 12 alunos da Renapsi RS – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, acompanhados do professor Alexsando J.L., pelo turno da manhã, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público, tipos de documentos, métodos e técnicas de arquivamento.
  • Dia 18: 16 alunos da Renapsi RS – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, acompanhados da professora Francieli Santos da Silva, pelo turno da tarde, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público, conhecimento teórico sobre gestão de documentos, métodos e técnicas de arquivamento.
  • Dia 19: 26 alunos do SENAC-RS Comunidade do curso Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Qualificação e Habilitação Técnica), acompanhados pela professora Tainá Araújo, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público, conhecimento teórico sobre gestão de documentos, métodos e técnicas de arquivamento.
  • Dia 20: Frederico Engel, repórter estagiário do Jornal do Comércio, pelo turno da manhã, com o objetivo de conhecer o APERS e fazer um documentário para cumprir a grade curricular do curso de jornalismo da PUC/RS.
  • Dia 20: 23 alunos da Renapsi RS – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, acompanhados do professor Alexsandro J. L, pelo turno da tarde, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público, conhecimento teórico sobre gestão de documentos, métodos e técnicas de arquivamento.
  • Dia 23: Paulo Ricardo Menegaz, médico de Passo Fundo/RS, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público e fazer pesquisa genealógica.
  • Dia 24: 16 alunos da Renapsi RS – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, acompanhados do professor Alexsandro J.L., pelo turno da manhã, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público, conhecimento teórico sobre gestão de documentos, métodos e técnicas de arquivamento.
  • Dia 24: 12 alunos do Instituto Murialdo – Centro de Formação Profissional,  acompanhados do professor Andrey Moser, pelo turno da manhã, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público, conhecimento teórico sobre gestão de documentos, métodos e técnicas de arquivamento.
  • Dia 28: aproximadamente 45 visitantes participaram do roteiro de visitas guiadas “Os Caminhos da Matriz”; onde conhecem as instituições culturais que circundam a Praça da Matriz um sábado por mês. O grupo se encontrou na Praça da Matriz, pontualmente às 14 horas e seguiu para uma visita guiada no Arquivo Publico RS. Logo após, na Biblioteca Pública do Estado e no Museu Júlio de Castilhos. Foi uma caminhada animada, com um público atento e curioso! Muitos questionamentos e registros fotográficos. Demonstraram interesse em voltar ao APERS, para conhecer mais detalhes sobre o funcionamento e pesquisarem suas descendências em nosso acervo.

    Os Caminhos da Matriz

  • Dia 30: Camila Frains e Priscila Pithan da Escola Técnica Cristo Redentor, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Arquivo Público, conhecimento teórico sobre gestão de documentos, métodos e técnicas de arquivamento.

Confira o álbum de fotos das visitas guiadas do mês de abril em nosso Facebook, clicando aqui.

Guias: Carlos Henrique Armani Neri, Caroline A. Baseggio, Giglioli Rodrigues e Iara Gomide.

Lembramos que oferecemos, semanalmente, visitas guiadas ao conjunto arquitetônico, com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h. Agende sua visita pelo e-mail visitas@smarh.rs.gov.br ou ligue para (51) 3288 9134.

Anúncios