Com satisfação informamos que o Programa de Educação Patrimonial UFRGs-APERS retomará a realização de oficinas com as escolas no 2º semestre desse ano. Os agendamentos já podem ser feitos através do e-mail acaoeducativa@smarh.rs.gov.br, ou pelo fone (51) 3288-9117. A participação é gratuita e as oficinas ocorrerão entre 21 de agosto e 30 de novembro, sempre nas terças e quartas-feiras à tarde, quintas e sextas-feiras pela manhã e também com agendamentos noturnos nas quartas-feiras.

As três oficinas desenvolvidas são: Os Tesouros da Família Arquivo, destinada aos 6º e 7º anos, Desvendando o Arquivo Público: relações de gênero na história, destinada aos 8º e 9° anos, e Resistência em Arquivo: Patrimônio, Ditadura e Direitos Humanos, voltada para o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O número máximo de alunos por oficina são 30 e as atividades começam às 9 h no turno da manhã e às 14 h no turno da tarde.

Torna-se necessário informar que, devido à ausência de recursos captados externamente, não será possível oferecer transporte para os grupos, e teremos menos horários disponíveis, já que a equipe será menor.

Entretanto, seguimos trabalhando com dedicação, manejando os recursos humanos de que dispomos, para que o PEP possa seguir existindo. Reafirmamos nossa percepção de que a parceria entre Arquivo, Universidade e Escolas pode contribuir para a qualificação dos processos de ensino-aprendizagem, gerar curiosidade e identidade para com o patrimônio documental, tornar mais próximas da comunidade as instituições arquivísticas e de ensino superior, ampliar o acesso a bens culturais e à informação, tudo tão caro para uma sociedade que pretendemos democrática e humana. Vamos em frente!

Anúncios