Quem Somos

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) foi criado em oito de março de 1906, pelo Decreto 876, por determinação do então presidente do Estado, Antônio Augusto Borges de Medeiros. Para saber mais sobre nosso histórico clique aquiaqui para ver nosso vídeo institucional e aqui para acessar nossas atribuições (art. 34 ao 37).

Atualmente o APERS é um Departamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) e é constituído pela Divisão de Gestão Documental (DIGED), pela Divisão de Preservação, Acesso e Difusão (DIPAD) e pela Seção de Apoio Administrativo (SEAAD). Conta com um grupo de trabalho formado por arquivistas, analistas em assuntos culturais, agentes administrativos, estagiários, terceirizados e cargos em comissão.

Neste espaço de nosso blog você poderá conhecer um pouco mais a respeito da estrutura organizacional do APERS, suas linhas de ação, seus servidores e colaboradores.

A partir desta estrutura a instituição desenvolve uma série de atividades, programas e projetos em diferentes linhas de ação. Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho:

AÇÃO EDUCATIVA: envolve a execução do Programa de Educação Patrimonial UFRGS-APERS, a partir do qual realizam-se oficinas para público escolar, capacitação de estudantes do ensino superior como oficineiros e cursos de formação para professores, além do desenvolvimento de outros projetos educativos, reconhecendo o potencial pedagógico dos arquivos e seus acervos. Contato: acaoeducativa@planejamento.rs.gov.br

AGENDA CULTURAL: responsável pelo agendamento e realização de visitas guiadas ao conjunto arquitetônico do APERS, assim como pela organização ou apoio à organização de cursos, eventos e exposições, promovendo a difusão do APERS, de seu acervo, o acesso à informação e à cultura. Contato: visitas@planejamento.rs.gov.br 

ASSESSORIA AO SISTEMA DE ARQUIVOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: sendo o órgão gestor do SIARQ/RS, o APERS disponibiliza em seu portal os instrumentos normativos arquivísticos vigentes, e presta assistência aos órgãos através de capacitação e orientação no que diz respeito à gestão documental. Contato: siarq-apers@planejamento.rs.gov.br

ATENDIMENTO E APOIO À PESQUISA: atendimento presencial, por telefone ou por email aos usuários que solicitam documentos ou os demais serviços prestados pelo APERS. Auxílio aos pesquisadores na Sala de Pesquisa e entrega de cópias autenticadas de documentos aos cidadãos. Contato: saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br

AVALIAÇÃO: consiste em aplicar os instrumentos normativos vigentes (Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos) no acervo intermediário do APERS, visando à preservação dos documentos Permanentes, que retratam a história do Estado. Além disso, auxilia na atualização destes instrumentos sugerindo melhorias ao Comitê Consultivo do SIARQ/RS.

BUSCA E REARQUIVAMENTO: estas atividades consistem na busca de documentos no acervo visando o atendimento ágil aos usuários, e o correto rearquivamento dos mesmos após a consulta.

DESCRIÇÃO: atividades que visam apresentar os elementos dos documentos através da elaboração de instrumentos de pesquisa, visando facilitar o acesso aos usuários. No APERS faz parte das atividades de Descrição o gerenciamento do sistema AAP – Administração de Acervos Públicos.

DIFUSÃO VIRTUAL: publicização das ações da instituição por meio de nosso Blog, Twitter, Facebook e Instagram, aproximando a instituição da sociedade através das mídias sociais.

GERENCIAMENTO DE ACERVOS: realização de estudos e ações para manter a organização física dos acervos conforme quadro de arranjo estabelecido e otimizar a utilização dos espaços destinados à guarda dos documentos.

PRESERVAÇÃO: as atividades de preservação e conservação são direcionadas a salvaguarda das condições físicas dos acervos e do conjunto arquitetônico do APERS, bem como a segurança das pessoas que circulam na instituição.

6 Comentários (+add yours?)

  1. Andrea dos Santos Garcez Cezar
    out 27, 2011 @ 19:50:05

    Adorei o blog!!! Parabéns pela iniciativa!!!

    Responder

  2. Carmen Lucia Borges Teixeira Valenti
    fev 15, 2012 @ 09:33:32

    Muito bom o trabalho! A equipe do APERS está de parabéns!!!!

    Responder

  3. Rosana Bortoluzzi
    abr 17, 2012 @ 14:12:36

    Fico feliz em saber que o APERS está investindo em constantes melhorias… Parabéns aos que trabalham na construção e manutenção do blog! Foi uma excelente iniciativa! Parabéns a todos os funcionários!!!

    Responder

  4. Néfi Vanderley de Aguiar
    ago 30, 2012 @ 00:26:17

    Parabéns pela iniciativa e cultural, por sua visão de ver a genealogia e a história que uma e a outra precisam esclarecer suas fontes e suas pesquisas realizadas aí no sul do Brasil. Meus parabéns por vossas ações na area de genealogia e história.

    Responder

  5. Cristina Strohschoen
    jan 03, 2013 @ 09:58:08

    Parabenizo o APERS pelo maravilhoso trabalho de educação patrimonial realizado em 2012. E principalmente pela equipe que trabalha na difusão das atividades no blog. Muito bom. Cristina.

    Responder

  6. Ana Lúcia
    jan 08, 2014 @ 20:57:32

    Achei super criativo o blog,inclusive as dicas sobre séries e livros que incluem em seus enredos os arquivos. Ainda não li, mas gostaria de sugerir o livro ” The Burglary” que conta a incrível invasão dos arquivos do FBI por cidadãos que queriam provar a perseguição e investigação ilegais de grupos que o governo americano de alguma forma desconfiava ou perseguia… Além de conseguir os documentos que precisavam, o FBI nunca conseguiu descobrir ou prender os envolvidos, os que sobreviveram até o crime prescrever contam como foi que tudo aconteceu… parece muito interessante. Abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: