Serviços

O Arquivo Púbico do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) presta diversos serviços gratuitamente à comunidade. Conheça as formas de atendimento ao público:

TELE ATENDIMENTO: fornecimento de fotocópias de documentos para fins probatórios, no máximo de 28 cópias, tais como: certidão de nascimento; certidão de casamento; certidão de óbito; inventários; escrituras; processos.

Contatos: tele-apers@smarh.rs.gov.br ou (51) 3288-9101.

CONSULTA ON-LINE: possibilita ao usuário consultar os documentos já descritos no Sistema de Administração de Acervos Públicos – AAP. Se o usuário desejar realizar a consulta local basta fazer sua solicitação no Balcão Virtual. Clique aqui para fazer sua consulta.

BALCÃO VIRTUAL: aqui o usuário pode solicitar previamente documentos para consulta local. Para utilizar este serviço clique aqui.

SALA DE PESQUISA: Disponibilização de fontes primárias, para consulta local, a historiadores, acadêmicos, genealogistas e demais interessados. Atendimento das 8:30h às 17:00h.

Contatos: saladepesquisa@smarh.rs.gov.br ou (51) 3288-9104.

VISITAS GUIADAS: visita pelo interior do APERS com a proposta de conhecer o acervo e a estrutura do complexo arquitetônico formado por dois prédios em estilo neoclássico, projetados para a guarda e conservação de documentos e um terceiro prédio em estilo moderno. Oferecemos, semanalmente, visitas guiadas com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h.

* Devido ao piso dos prédios I e II ser de ferro vazado, pedimos que os visitantes não utilizem sapatos de salto fino.

Contatos: visitas@smarh.rs.gov.br ou (51) 3288-9127.

SISTEMA DE ARQUIVOS DO ESTADO (SIARQ): assessoria quanto a procedimentos de gestão documental, envolvendo toda a administração direta estadual e municípios gaúchos interessados, com as seguintes atividades técnicas: levantamento da produção documental, avaliação, arranjo, classificação, descrição e preservação. Clique aqui para mais informações.

Contatos: siarq-apers@smarh.rs.gov.br ou (51) 3288-9114.

OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Reconhecendo seu potencial como espaço educativo e cultural o APERS desenvolve oficinas de Educação Patrimonial. As atividades são destinadas aos estudantes da Educação Básica, que vêm ao Arquivo não apenas para conhecer seus espaços e ter contato com fontes primárias, mas também para participar de um exercício de apropriação e reflexão crítica sobre patrimônio. Hoje são oferecidas duas oficinas para o Ensino Fundamental: “Os Tesouros da Familia Arquivo”, para 5ª e 6ª séries, “Desvendando o Arquivo Público: Historiador por um dia”, para 7ª e 8ª séries, e “Resistência em Arquivo: Patrimônio, Ditadura e Direitos Humanos”, para estudantes do Ensino Médio. Ao longo das oficinas são debatidos conceitos como memória, história, patrimônio, identidade e cidadania. A participação é gratuita e realiza-se mediante agendamento prévio.

Contatos: acaoeducativa@smarh.rs.gov.br ou (51) 3288-9117.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: