Serviços

O Arquivo Púbico do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) presta diversos serviços gratuitamente à comunidade. Conheça as formas de atendimento ao público:

TELE ATENDIMENTO: fornecimento de fotocópias de documentos para fins probatórios, no máximo de 28 cópias, tais como: certidão de nascimento; certidão de casamento; certidão de óbito; inventários; escrituras; processos.

Contatos: tele-apers@planejamento.rs.gov.br ou (51) 3288-9101.

CONSULTA ON-LINE: possibilita ao usuário consultar os documentos já descritos no Sistema de Administração de Acervos Públicos – AAP. Se o usuário desejar realizar a consulta local basta fazer sua solicitação no Balcão Virtual. Clique aqui para fazer sua consulta.

BALCÃO VIRTUAL: aqui o usuário pode solicitar previamente documentos para consulta local. Para utilizar este serviço clique aqui.

SALA DE PESQUISA: Disponibilização de fontes primárias, para consulta local, a historiadores, acadêmicos, genealogistas e demais interessados. Atendimento das 8:30h às 17:00h. Para saber mais clique aqui.

Contatos: saladepesquisa@planejamento.rs.gov.br ou (51) 3288-9104.

VISITAS GUIADAS: visita pelo interior do APERS com a proposta de conhecer o acervo e a estrutura do complexo arquitetônico formado por dois prédios em estilo eclético, projetados para a guarda e conservação de documentos, e um terceiro prédio em estilo pré-moderno. Oferecemos, semanalmente, visitas guiadas com duração de 1h30min, nas segundas-feiras às 14h30min e nas sextas-feiras às 10h.

* Devido ao piso dos prédios I e II ser de ferro vazado, pedimos que os visitantes não utilizem sapatos de salto fino.

Contatos: visitas@planejamento.rs.gov.br

SISTEMA DE ARQUIVOS DO ESTADO (SIARQ): assessoria quanto a procedimentos de gestão documental, envolvendo toda a administração direta estadual e municípios gaúchos interessados, com as seguintes atividades técnicas: levantamento da produção documental, avaliação, arranjo, classificação, descrição e preservação. Clique aqui para mais informações.

Contatos: siarq-apers@planejamento.rs.gov.br ou (51) 3288-9114.

OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Reconhecendo seu potencial como espaço educativo e cultural o APERS desenvolve oficinas de Educação Patrimonial. As atividades são destinadas aos estudantes da Educação Básica, que vêm ao Arquivo não apenas para conhecer seus espaços e ter contato com fontes primárias, mas também para participar de um exercício de apropriação e reflexão crítica sobre patrimônio. Hoje são oferecidas duas oficinas para o Ensino Fundamental: “Os Tesouros da Familia Arquivo”, para 5ª e 6ª séries, “Desvendando o Arquivo Público: Relações de Gênero na História”, para 7ª e 9ª séries, e “Resistência em Arquivo: Patrimônio, Ditadura e Direitos Humanos”, para estudantes do Ensino Médio. A participação é gratuita e realiza-se mediante agendamento prévio.

Contatos: acaoeducativa@planejamento.rs.gov.br ou (51) 3288-9117.

Atualizado em: 09.08.2019

2 Comentários (+add yours?)

  1. Tatiane da C. Coutinho
    jun 10, 2016 @ 18:18:54

    Olá, meu nome é Tatiane da Cunha Coutinho e tenho uma curiosidade em saber um pouco mais sobre este sobrenome… sou do Goiás nasci aqui mesmo. Só que não consigo fazer nenhum tipo de busca nesse site.
    Por favor respondam!
    Grata.

    Responder

  2. MPossapp
    jan 20, 2018 @ 09:44:32

    Gostaria de parabenizar o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul pelo trabalho realizado. Na data de hoje, graças a vocês, encontrei aqui no site as cópias digitalizadas do processo de habilitação de casamento dos meus bisavós Miguel Possapp (grafado Pozzap) e Joanna Debona. Obrigada

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: