O Arquivo Público do RS promoveu o Encontro de Arquivistas SIARQ/RS, no dia 26 de junho, sendo o primeiro de 2015. A pauta da reunião foi a apresentação do plano de ação do APERS, enquanto Órgão Gestor do SIARQ/RS.

    O APERS propôs que os arquivistas contribuíssem na elaboração de propostas para revisão dos instrumentos legais que regem a gestão documental em âmbito estadual. O objetivo é dar mais visibilidade ao Sistema de Arquivos do RS, que existe desde 1989 como um sistema consolidado nas políticas públicas do Estado, por meio da difusão e com o apoio da classe arquivística na elaboração e revisão das políticas públicas para os arquivos.

    Neste encontro participaram 23 arquivistas tanto da Administração Direta, como da Administração Indireta do Estado. Estiveram presentes: Aerta Grazzioli Moscon, Alexandre Veiga, Carlos Alberto Lucena dos Santos, Carlos Dinarte de Oliveira Keppler, Carmen Regina Mendonça Colman, Cristiele Alpi, Daniele Rodrigues Xarão, Débora Flores, Fabio Nobre Zimmer, Iara Gomide Machado, Jonas Ferrigolo Melo, José Gonçalves de Araújo, Juliana Junges Subtil Perotoni, Lidiane da Silva Machado, Maria Cristina Kneipp Fernandes, Marta Helena de Araujo, Patrícia Elisiane da Rocha Coser, Priscila Garcia Nunes, Renata Pacheco de Vasconcellos, Samantha Signor, Sandra Maria Santos Marques, Silvia de Freitas Soares, Viviane Portella de Portella.

    O próximo Encontro de Arquivistas do Estado (2015/02), será realizado em 18 de agosto e discutirá a revisão do Decreto 47.022/2010, que reorganiza o Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Os interessados em contribuir podem enviar sugestões para a revisão do Decreto para o seguinte e-mail, até 27 de julho de 2015: siarq-apers@smarh.rs.gov.br.

Anúncios